TERAPIAS HOLÍSTICAS

Como as terapias holísticas / alternativas ajudam no tratamento de transtornos mentais

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 08-07-2020 10:02 | 217
Foto de Reprodução

“Terapia alternativa ou holísticas” é o nome popularmente referido a qualquer prática que não se enquadra no tratamento médico tradicional; ou seja, é o termo utilizado quando nos referimos a práticas terapêuticas complementares aos tratamentos de saúde tradicionais. Esta é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de práticas de atenção de saúde; porém, nem sempre reconhecida pela comunidade médica; contudo podem ser um ótimo complemento para tratamentos convencionais.

Em síntese, as terapias alternativas atuam em questões emocionais as quais agravam as condições de doenças físicas e psicológicas. Se não forem tratados adequadamente, o estresse, ansiedade, nervosismo, desânimo, e a tristeza podem resultar nos mais variados transtornos mentais. No tratamento psicológico, muitas vezes é mencionado o conceito de “mente sã, corpo são”, o qual promove o equilíbrio entre emocional, psicológico e físico. As terapias alternativas, acima de tudo, envolvem uma visão diferenciada do ser humano e dos medicamentos. Algumas são mais voltadas para o interior do indivíduo, tratando suas crenças, percepções sobre si mesmo e feridas do passado. Outras focam no físico, como a quiropraxia e a massoterapia. Estas ajudam a melhorar a postura corporal e remover a tensão de músculos e regiões doloridas.

Não procure terapias alternativas apenas por recomendações alheias. Estude bem antes o que será benéfico para você, pois o que funciona para milhares de pessoas pode não garantir os mesmos efeitos para você. Visite o local de atendimento do profissional para explicar a sua situação.  Se você não foi diagnosticado, mas busca prevenção e bem-estar, as terapias alternativas podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio entre saúde do corpo e da mente; ajudando a cultivar o bem-estar e a qualidade de vida. Contudo, não deixe o tratamento convencional, pois o uso de medicamentos é indispensável em determinadas enfermidades.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências