FOGO

Queimadas assustam moradores e mobilizam bombeiros em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 15-07-2020 16:15 | 551
Com o vento focos de incêndio ganharam força e a queimada se espalhou pelo terreno chegando próximo às residências
Com o vento focos de incêndio ganharam força e a queimada se espalhou pelo terreno chegando próximo às residências Foto de Tiel/Roberto Nogueira

Vários focos de queimadas de grandes proporções foram registrados no início da tarde desta quarta-feira,15, em São Sebastião do Paraíso. Desta vez as ocorrências foram na Rua Dr. Pedro Bueno Júnior, no Jardim Mediterranèe região próxima à Câmara Municipal, e também em uma área de preservação permanente no Jardim Canadá. Nos dois locais o fogo de origem desconhecida teve início por volta das 14h00 e assustou moradores e transeuntes que acionaram o Corpo de Bombeiros.

O período de seca e de longa estiagem está sendo propício para surgimento de vários focos de incêndio por toda a cidade. A ocorrência das queimadas tem mobilizado equipes do Corpo de Bombeiros quase que diariamente para o controle das chamas, seja em terrenos baldios, áreas de pastagens e também em áreas de matas, inclusive em trechos às margens das rodovias. A exemplo da tarde desta quarta-feira,15, os incêndios ocorreram no mesmo horário e em diferentes regiões da cidade.

Moradores e pessoas que passavam pela rua Dr. Pedro Bueno Júnior no Jardim Mediterranèe se assustaram com a voracidade das chamas. A propagação do fogo se tornou bem intensa devido aos ventos que sopravam na região alta da cidade fazendo aumentar e espalhar as chamas.  A fumaça, e o cheiro forte de queimada podia ser sentido em prédios públicos como a Câmara Municipal, o Fórum e o Vara Federal do Trabalho.

Ao mesmo tempo do outro lado da cidade, na parte baixa de Paraíso, uma guarnição do Corpo de Bombeiros se esforçava para conter as chamas de um incêndio na divisa entre os bairros Jardim Canadá e São Judas Tadeu. Trata-se de uma APP (Área de Preservação Permanente) remanescente de Mata Atlântica onde ainda é possível encontrar várias espécies de pássaros e alguns tipos de animais silvestres. O trabalho para conter o fogo neste local durou cerca de uma hora.

Há cerca de duas semanas o Corpo de Bombeiros de Paraíso apresentou um resumo onde informou que somente em junho foram realizados 33 acionamentos relativos a ocorrências de incêndios. Do total, 21 chamadas foram atendidas para conter o fogo em lotes vagos, nove em área rural e as demais em outras situações. Em maio foram 44 ocorrências de fogo em lotes vagos e três em área rural. Devido ao clima seco a tendência é de que neste mês o índice de atendimento permanecerá em alta e poderá ser registrado o novo recorde dos últimos meses.

Há cerca de um mês a vereadora Cidinha Cerize fez um pronunciamento na Câmara Municipal onde chamou a atenção para a grande quantidade de queimadas que estão sendo registradas no município. Ela enfatizou sobre a preocupação com a saúde da população, bem como a necessidade de se tomar medidas mais enérgicas contra pessoas que colocam fogo de forma proposital. "É uma total falta de respeito e quem se depara com situação assim pode fazer foto, denunciar, chamar a polícia. Esse caso será apurado. Considero isso uma barbárie”, declarou a vereadora.

Com o vento focos de incêndio ganharam força e a queimada se espalhou pelo terreno chegando próximo às residências
Bombeiros atuaram para conter o fogo em APP localizada entre o Jardim Canadá e o bairro São Judas Tadeu