COVID-19

Paraíso bate recorde: 14 novos casos de covid confirmados nesta sexta

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 17-07-2020 16:47 | 2949
Foto de Reprodução

São Sebastião do Paraíso alcançou nesta sexta-feira (17/7), 94 casos confirmados de coronavírus segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde da Prefeitura. Com 14 casos testados positivos é o maior volume registrado em um só dia desde que começaram ser feitas as contagens no final de março e começo de abril deste ano.

Dois fatores podem ter contribuído para esta alta, o início de trabalho de testagem realizada por uma ONG em parceria com o município, e também os 50 testes feitos na Câmara onde três vereadores e sete funcionários foram confirmados.

A crescente alta dos casos positivos vem chamando a atenção da população paraisense, e tem assustado a muitas pessoas pela quantidade de casos positivados.

A elevação dos casos começou uma fase ascendente no final de junho e vem se mantendo nos últimos dias. Somente nesta semana foram registrados 34 novos casos, praticamente um terço do volume total registrado desde a primeira confirmação há quase 90 dias atrás.

De 65 casos na terça-feira, as confirmações passaram para 74 no dia seguinte. Na quinta-feira eram 80 os casos confirmados e o salto maior até agora registrado são de mais 14 notificações passando para 94 o volume de infectados.

Conforme informações do boletim divulgado no final da tarde desta sexta-feira, já são 283 pessoas monitoradas, volume que aumento em quase 100 pessoas desde a semana passada.

A quantidade de descartados a partir da realização de exames laboratoriais chega a 117.  

Ao mesmo tempo o número de recuperados também cresce, não na mesma proporção e já são 56 e ainda há 31 pessoas em isolamento domiciliar.

Também chama atenção a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria com 18 pacientes, sendo 12 paraisenses e seis de outras cidades.

O montante representa 38,29% da capacidade de atendimento da Santa Casa de Misericórdia, destinada para esta situação. Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o índice de ocupação representa 15%, com três pessoas internadas, nenhuma delas é de Paraíso.

Repercussão

Na tarde desta sexta-feira,17, a Câmara Municipal divulgou nota oficial em que confirma que o presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, e os vereadores Marcelo de Morais e Vinício José Scarano testaram positivo para o coronavírus.

Além deles outros sete funcionários também testaram positivo, mas tiveram seus nomes preservados. Considerando o crescente número de casos de Covid-19 em São Sebastião do Paraíso, Lisandro emitiu nova portaria determinando a suspensão das atividades até dia 2 de agosto. Até lá todas as dependências do Legislativo Municipal permanecerão fechadas nesse período.

Lisandro postou registro na sua rede social, sem mencionar sua situação, mas fez um agradecimento a equipe de saúde do município. "Hoje na parte da manhã foram realizados pela equipe da Vigilância Epidemiológica 50 testes rápidos nos servidores da Câmara Municipal. Gostaria de agradecer em nome da Daniela Cortez toda atenção e dedicação dispensada a essa casa", disse.

Ainda segundo a nota, foram realizados 50 testes rápidos em todos os vereadores, servidores e terceirizados, detectando a presença de alguns resultados positivos. "Os casos positivos já estão e continuarão em isolamento no período determinado pela Vigilância Sanitária, inclusive aqueles em que a infecção ocorreu há mais de 14 dias.

Ressaltamos que a maioria do pessoal testou negativo, sendo orientada a permanecer em casa o maior tempo possível e evitar contato social", diz o comunicado.

O vereador Sérgio Gomes usou suas redes para tranquilizar seus familiares e amigos que costumam frequentar seu gabinete, inclusive aos sábados e que agora estarão impossibilitados de ser atendidos na Câmara pelo menos nos próximos dois sábados. "Gostaríamos de comunicar a todos amigos e amigas que eu e o Lucas Romeu Luz testamos negativo para Covid 19", informa. Ele finaliza que está tranquilo.

"Graças a Deus estamos bem, sempre seguindo todos os protocolos de segurança, distanciamento e higiene que o caso requer", completa.