ENEM

INEP divulga simulado oficial do ENEM: provas acontecem em janeiro e fevereiro de 2021

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 22-07-2020 08:47 | 341
Foto de Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana o simulado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ajudar os candidatos a se preparem para a prova que deve acontecer em janeiro e fevereiro de 2021. Conforme o Inep, o simulado pode ser acessado pelo aplicativo do Enem em celular ou tablet, mas quem já tem o aplicativo, que está disponível pelas plataformas Android e IOS, precisa atualizá-lo.

De acordo com o Instituto, frente a atual situação que enfrentamos com a interrupção das aulas, o simulado torna-se uma ferramenta importante para preparar os estudantes para o Exame. Segundo informou a assessoria de comunicação do Inep, a interação para a realização do simulado ficou facilitada e a proposta é que o usuário tenha em mãos uma ferramenta simples, com informações de qualidade, certificada pelos profissionais da área pedagógica do Inep.

"O simulado usa questões das próprias provas do Enem. Inicialmente, é possível testar os conhecimentos com as questões de 2012 e 2013. Em breve, o simulado será ampliado, com a inclusão das questões das edições de 2014 a 2017. Também será disponibilizada uma versão do simulado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio das questões da videoprova em Libras", informou.

Conforme o Inep, o usuário precisa escolher entre as quatro áreas de conhecimento do Enem e fazer questões específicas. O aplicativo sinaliza quais itens foram marcados de forma correta pelo participante. Em uma evolução do simulado, em breve, serão incorporadas justificativas sobre por que a opção selecionada está certa ou errada.

DIVERSÃO
Com o intuito de tornar o simulado em uma espécie de jogo (gamificação), conforme o estudante evolui no número de acerto das questões da prova será possível conquistar XPs, medalhas e subir de nível, além de ganhar status variados: Estudante Nota 1, Guru da Matemática, Senhor Enem, entre outros.

APLICATIVO
Conforme o Instituto, o aplicativo do Enem continua sendo um meio de acesso rápido às informações que o participante precisa para acompanhar as novidades sobre todas as etapas do exame, que começam com a publicação do edital, passam pela realização do Enem e seguem até a disponibilização da vista pedagógica da redação. Além disso, o aplicativo também é um importante instrumento de consulta, em que o participante confere a situação da inscrição, visualiza o seu local de provas, gabaritos e até os resultados.

O ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). As novas datas foram divulgadas pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista coletiva na sede do MEC, por videoconferência que aconteceu no dia 8 de julho.

De acordo com Vogel, as novas datas do Enem 2020 foram definidas após vários diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas. "Diante do cenário atual, buscamos uma solução técnica e encontramos uma data que melhor se adeque para a maioria dos participantes do Enem", completou.