PRATÁPOLIS

Pratápolis registra duas mortes por coronavírus em menos de 24 horas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 22-07-2020 00:05 | 86
Prefeitura promoveu a lavagem das ruas no centro de Pratápolis na semana passada
Prefeitura promoveu a lavagem das ruas no centro de Pratápolis na semana passada Foto de Divulgação

Prefeitura de Pratápolis confirmou em nota oficial a ocorrência de dois óbitos ocasionados pelo COVID-19, no município no intervalo inferior a 24 horas. O primeiro caso foi no domingo,19, e a segunda morte foi registrada na segunda-feira,20. Em ambas as situações os pacientes do sexo masculino estavam internados na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

Conforme nota publicada anteriormente, apesar de todas as ações de prevenção que estão sendo tomadas pela Prefeitura desde o início da pandemia, o município de Pratápolis também vem registrando uma onda crescente de casos positivos. No dia 10 de julho o município possuía 39 casos confirmados e passou para 43 no dia 14. Em seguida em 18 de julho, já eram 48 infectados e na segunda-feira,20, o número de positivados já alcançava 53 pacientes.

No boletim epidemiológico do início da semana a Prefeitura informa que continua com informações muito preocupantes e faz um alerta para a população. O Município estava com cinco pacientes internados em estado grave para o coronavírus, além de outras quatro pacientes que estavam internadas aguardando resultado de exames laboratoriais e em investigação para COVID-19. No comunicado recomendações para que as pessoas não saiam de casa desnecessariamente, usem máscara, não façam festas, reuniões com amigos, não recebam amigos e evitem aglomerações.

No domingo,19, foi registrado o óbito de um homem de 58 anos que estava hospitalizado. Na segunda-feira, 20, foi confirmada a segunda morte em curto espaço de tempo. O paciente era um homem de 71 anos, morador no Distrito de Três Fontes, e que também estava internado na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, Pratápolis estava na segunda-feira, 20, com 132 casos notificados. Até esta data foram realizados 459 testes rápidos. Dos 53 casos confirmados 36 haviam se recuperados, 12 estavam em tratamento domiciliar, três encontravam-se em internação hospitalar, além dos dois homens que vieram a óbito.

O município registrou ainda 451 situações descartadas e 140 monitorados, sendo que destes três encontravam-se hospitalizados, enquanto que outros 125 apresentavam sintomas gripais, além de 12 confirmados e de pacientes que se encontravam em investigação.

Testes
A partir deste terça-feira, 21, a Prefeitura de Pratápolis realiza mais uma medida importante no enfrentamento do coronavírus. Será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a testagem rápida e aleatória para detecção da Covid-19 nos bairros. O objetivo da pesquisa é fornecer dados em tempo real sobre a prevalência de infectados pelo coronavírus no mês de julho de 2020 na cidade. O trabalho será feito de forma aleatória na população.

Conforme os responsáveis pelo inquérito epidemiológico, serão realizados 21 testes na cidade. Nos municípios da região igual medida será realizada. Os profissionais estarão devidamente identificados, mas qualquer dúvida peça o nome deles e ligue no fone 3533-1415 e se informe. A recomendação é para que a população colabore em favor da saúde de todos.

Ainda na semana passada como medida mitigatória contra os efeitos do coronavírus a Prefeitura realizou mais uma ação de desinfecção de ruas, praças e locais de maior tráfego de pessoas em Pratápolis e no bairro Três Fontes. Medida preventiva foi realizada numa parceria com Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SA AE) e a Mineração Morro Verde.