CURTAS DA EDIÇÃO 2425

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-07-2020 11:03 | 356
Foto de Reprodução

Primeiro caso
Matéria publicada nesta edição dando conta sobre  coronavírus em Paraíso e municípios vizinhos, chegamos anotar que em Jacuí não havia sido registrado nenhum caso da doença. No final da tarde, boletim divulgado pelo Departamento de Saúde,  Vigilância em Saúde e Comitê de Enfrentamento à Covid 19 anunciou paciente que testou positivo. Segundo o comunicado, o paciente se encontra em isolamento domiciliar

Para dificultar
Conforme matéria publicada nesta edição, o Jornal do Sudoeste voltou receber denúncia dando conta que no Sesc-MG, em Belo Horizonte, não se vislumbra a mínima vontade em se iniciar as obras de sua unidade em São Sebastião do Paraíso. Fonte que será preservada, entrou em contato com nossa redação, e faz afirmação grave. “A ordem aqui é que o jurídico se informe de todas as alternativas para não dar andamento ao processo e que a engenharia utilize dos meios necessários para protelar os prazos, tanto na equipe interna quanto junto com os licitantes e processos licitatórios”. Denúncia grave, que deve ser esmiuçada.

Um ano
Nesta semana, mais precisamente no dia 23 de julho, fez um ano da ocorrência do episódio envolvendo o prefeito Walker Américo Oliveira e o vereador Ademir Ross “Tomateiro”. O vereador encontra-se afastado de suas atividades na Câmara Municipal, tendo sido substituído pelo suplente Valdir Donizete do Prado. Ficou preso por cerca quase 15 dias até que obteve uma decisão judicial favorável, que lhe devolveu a liberdade. Por várias vezes, em entrevistas o vereador tem falado de sua “inocência”. O caso de repercussão nacional continua sendo apreciado pela justiça local. E ao que consta, Ademir pretende disputar as eleições neste ano.

Afastamento
Vereadores de São Sebastião do Paraíso vão continuar mais uma semana sem poder realizar reuniões nas dependências da Câmara Municipal. Depois que na semana passada foram realizados 50 testes rápidos e três vereadores e alguns funcionários testaram positivo para o coronavírus a sede do Legislativo foi fechada e passou por dedetiza-ção. De certa forma o recesso legislativo acabou ocorrendo e na primeira semana de agosto as atividades dos servidores e as sessões da casa, conforme previsto, serão retomadas.

Nova data
Não fosse a pandemia do novo coronavírus e a consequente mudança no calendário eleitoral era para os partidos definirem no período entre 20 de julho a 5 de agosto os nomes dos candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. Com a mudança das datas de votação no primeiro e segundo turno, assim como todo o calendário eleitoral foi retardado em 42 dias. O pleito que seria no início de outubro será em 15 de novembro para cidades como Paraíso que tem apenas um turno. Nos lugares onde for necessário o segundo turno a votação ocorrerá em 29 de novembro. O que tem de gente esfregando as mãos para quando setembro chegar é que não falta.

Convenções
Com isso as convenções partidárias deverão acontecer somente a partir de 31 de agosto até 16 de setembro de 2020. Neste período estará permitida a realização de reuniões destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A iniciativa possibilita que se faça a definição, inclusive por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária e observadas as instruções do Tribunal Superior Eleitoral previstas na Lei n°9.504/1997, artigo 8º, caput, c/c Emenda Constitucional nº 107/2020, artigo 1º, §1º, II e nas Resoluções TSE n. 23.609/2019 e 23.623/2020.

Nova etapa
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso pela segunda vez interdita a estrada que dá acesso ao distrito de Guardinha. Desde a sexta-feira, 24, até a próxima terça-feira,28, o trânsito de veículos estará interrompido para a realização da segunda etapa das obras de pavimentação da via. Enquanto isso o tráfego está sendo desviado para estrada via Sapé. O primeiro trecho foi feito há cerca de 15 dias.

Reduzindo
De toda forma com a conclusão dos trabalhos em mais este trecho, gradativamente vai sendo reduzida a área total para concluir o asfaltamento em toda extensão da via. Ao todo são 12 quilômetros de estradas que deverão receber novo pavimento de piche.

Nova consciência
O programa de retomada gradual da economia desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, o Minas Consciente, passará por uma reformulação e deve ter o novo formato apresentado na próxima quarta-feira,29. A informação foi dada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Passalio, em coletiva de imprensa na quinta-feira,23. As alterações serão feitas com base nas sugestões recebidas em uma consulta pública aberta pelo Estado e encerrada no meio de semana. Segundo o secretário houve ampla participação e centenas de sugestões foram recebidas de diversos setores da sociedade. Não se descarta aglutinar as etapas da primeira fase e propor uma nova classificação ao autorizar a flexibilização dos serviços não essenciais.