CÂMARA

Retorno de sessão da Câmara será na próxima segunda

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 29-07-2020 04:04 | 239
Foto de Aquivo "JS"

Após passar por período de isolamento e restringir acesso às dependências da Câmara Municipal, a sessão legislativa em São Sebastião do Paraíso deve voltar a acontecer na próxima segunda-feira (3/8). As sessões, que passaram ser de forma extraordinária para compensar período em que projetos ficaram sem tramitar por decorrência da pandemia da Covid-19, haviam sido suspensas após a confirmação de casos da doença entre vereadores e funcionários da Casa, mediante testes que foram realizados no dia 17 de julho.

Cerca de 50 testes rápidos foram realizados em todos os vereadores, servidores e terceirizados, que acusaram ao todo 11 resultados positivos, entre eles os vereadores Lisandro José Monteiro, Marcelo de Morais e Vinício Scarano, além de oito servidores. Todavia, a maioria testou negativo, tendo sido orientada pela Vigilância em Saúde a permanecer em casa e evitar contato social.

Um dos vereadores que estava contaminado, e se encontrava na fase aguda da doença, porém sem apresentar sintomas da Covid-19, foi o vereador Vinício Scarano, que já se recuperou e fez novamente o exame, desta vez laboratorial, que testou negativo para a doença. Ele destaca que agora é voltar às atividades e ressalta que terá muito trabalho pela frente.

"Estou recuperadíssimo, aliás não tive sintoma algum. Fiz um exame laboratorial e testei negativo. Retornamos as atividades na próxima segunda, se Deus quiser, com muito trabalho pela frente. Felizmente, com a minha família também está tudo bem, e todos testaram negativo", relata.

O vereador ainda chama a atenção para a necessidade de todos se prevenirem e seguir todas as recomendações médicas para o combate ao corona-vírus. "Precisamos tomar todos os cuidados, mantendo o distanciamento, usando a máscara, higienizando a mão com álcool em gel. Nós vamos passar por essa fase. Infelizmente, algumas pessoas que pegam essa doença não resistem, devido a algum tipo de comorbidade, e é justamente por isso que devemos ficar atentos, porque nós que não temos sintomas e não apresentamos um quadro mais grave da doença, precisamos ser empáticos com essas perdas", destaca Vinício Scarano.

Outro vereador que também testou positivo, porém já estava recuperado quando realizou o teste na Câmara, foi o vereador Marcelo de Morais, que destacou que já passou pelo período de isolamento e também está totalmente recuperado. Ele também destaca que sessão deve voltar com muito trabalho e alguns pontos que devem ser debatidos com o retorno da sessão legislativa, entre eles a situação do Sesc.

"A expectativa com a volta dos trabalhos na Câmara é de que o assunto Sesc de fato tenha uma solução e parem de enrolar que vão fazer, vão fazer e nunca fazem. Além disso, os projetos que deram início de forma extraordinária deverão seguir o fluxo com novas extraordinárias para finalizar o processo. Minha preocupação está sendo mais a questão das finanças da Prefeitura, que se estima uma dívida muito maior do que quando começou este mandato e temos que estar atentos a isso", apontou Morais.

O vereador e presidente, Lisandro José Monteiro destaca que todos os servidores que testaram negativo, passarão por novo exame, já que por orientação da Vigilância em Saúde, àqueles que testaram positivo e cumpriram com o isolamento, não precisarão repetir o teste. Conforme Lisandro, a expectativa é que na segunda mesmo já comecem os trabalhos legislativos.

"Na parte da manhã, serão feitos testes nos demais funcionários e vereadores que testaram negativo. Quem já tinha testado positivo não vai precisar porque já cumpriu a quarentena. Feitos os testes e dando o quórum, já teremos a sessão na segunda mesmo, tendo a Câmara já passado por desinfecção. Felizmente, já estou livre do isolamento, cumpri tudo conforme orientado e na minha família não teve nenhum caso positivo", finaliza.