RECUPERADO

Médico vence coronavírus e equipe da Santa Casa comemora sua recuperação

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 31-07-2020 18:14 | 4527
Médico atuava na linha de frente no combate ao coronavírus na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso
Médico atuava na linha de frente no combate ao coronavírus na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso Foto de Divulgação

O médico residente Frederico Isolani de Andrade, que vinha atuando na linha de frente contra a Covid-19 em São Sebastião do Paraíso e acabou sendo infectado pela doença, recebeu alta nesta sexta-feira (31/7). O médico, de 28 anos, e que estava há 17 dias internado, deixou o Hospital em festa com a sua recuperação, com votos de melhoras para que tão logo possa estar de volta lutando pelas vidas em nosso município.

Em mensagem divulgada em nome de toda a equipe da linha de frente contra o coronavírus da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, os profissionais destacam que “nesta sexta-feira faz aproximadamente quatro meses desde que a Covid-19 começou a tomar conta com mais intensidade do meu pensamento e dos meus colegas. Aos poucos fomos vivenciando mudanças drásticas na organização do hospital, que foi crescendo conforme aumentava o número de pacientes suspeitos ou diagnosticados internados pelo coronavirus”.

Conforme a nota, “frente a tantas mudanças, tínhamos extrema preocupação com a paramentação, que no mínimo era quente (o menor dos problemas), mas também há a máscara que por muitas vezes incomoda e machuca e os óculos e o protetores faciais que podem embaçar. E depois vinha a desparamentação, processo que considerávamos mais difícil, mais minucioso e com riscos maiores de contaminação. Daqui não entrarei em detalhes sobre os processos terapêuticos, que por vezes eram e são complexos, pois cada paciente tem sua peculiaridade e reage de determinada maneira”.

De acordo com a equipe, a chegada do mês julho pegou todos de surpresa quando o médico Frederico Isolani foi diagnosticado com a doença. “Esse episódio, para quem acompanhou de perto, mexeu com todos. E não foi pouco. Fred passou por momentos únicos, que nós médicos da linha de frente e amigos, assim como toda equipe de enfermagem supúnhamos, mas não poderíamos imaginar. Foram 17 dias de internação. Assim como 17 dias de união, determinação, estudos, oração, promessas e muita fé”.

Em festa, a equipe celebra neste dia a recuperação do médico: “Hoje, nosso amigo está indo para casa. Recebe alta hospitalar curado e é motivo de muita felicidade para todos nós! Porque quem cuida merece ser cuidado (e muitas vezes quem é profissional da saúde, abnega-se da sua, em prol do próximo). Sendo esta uma frase que ouvimos e sentimos, dessa vez, estivemos em prova, em xeque, com o nosso profissional, nosso médico da linha de frente, Dr. Frederico, e o que ele encontrou foi uma equipe unida, preparada, que soube ser família e se reinventou para atendê-lo, para que naqueles dias ele não soubesse e não visse e percebesse nossos olhares e receios, pois nestes dias de internação, enquanto ele não estivesse melhor, nós também não estaríamos totalmente bem. Por isso ao vê-lo melhor e tendo alta hoje, nos reunimos, para dizer que este acontecimento, nos tornou mais forte e mais unidos. Agradecemos a Deus por sua saúde e comemoramos por sua vida! Muita força sempre! Você venceu!”, completa a mensagem da equipe.