ACELERANDO AS VENDAS

Quais são os objetivos da sua empresa?

Saber para aonde vai é fundamental para alcançar bons resultados em menos tempo.
Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 05-08-2020 01:50 | 236
Foto de Reprodução

Não entraríamos em embarcações sem a certeza do seu destino, não é mesmo? Nas empresas também é assim... A clareza a respeito da sua visão atrai clientes que buscam negócios seguros, estáveis e organizados.

Certo do que espera, o empresário encontra mais facilidade para definir os objetivos que colocarão a sua empresa cada vez mais perto do ideal. Conhecidos, também, por metas “globais”, os objetivos corporativos devem ser definidos de maneira estratégica.

Em nossa consultoria, para definição dos objetivos, orientamos o uso da metodologia “Balanced Scorecard (BSC)”, criada em “Harvard Business School” pelos professores Robert Kaplan e David Norton, em 1992, que, de um modo geral, permite enxergar a relação de causa e efeito entre as perspectivas do negócio.

O maior diferencial desse método é a mudança de mentalidade que ele provoca no empresário, que passa a enxergar as diferentes perspectivas da gestão de maneira integrada e sistêmica, o que contribui para a assertividade do planejamento estratégico. De forma didática, as perspectivas são uma forma de ver as diferentes “áreas” da empresa, agrupadas por assunto e interdependentes, característica que promove o balanceamento proposto pelo método. Originalmente, são 4 as perspectivas do BSC:

1ª – Financeira
2ª – Clientes
3ª – Processos internos
4ª – Aprendizado e Crescimento

Algumas empresas modificam essas nomenclaturas, adequando-as para os seus negócios, mas a essência é a mesma. Podemos considerar, por exemplo, que a segunda perspectiva “Clientes” tem relação com “Mercado” ou “Marketing e Vendas” e a quarta com “Gestão de pessoas”, por exemplo.

Mas o mais importante é compreender a relação dessas perspectivas de baixo para cima. Podemos resumir dizendo que os colaboradores precisam de “Aprendizado e Crescimento” para melhoria dos “Processos internos” da empresa, que atrairão e fidelizarão “Clientes”, os quais garantirão o retorno “Financeiro” desejado pela empresa.

Enfim, baseados nesse método, os objetivos da empresa são definidos considerando as características de todo seu contexto, cenário de atuação, fatores, características, peculiaridades e ambiente, que permitem estimativas mais alinhadas com sua realidade, momento e capacidade, evitando frustrações e prejuízos de tempo e dinheiro.

Conte com os nossos especialistas para construção do Planejamento Estratégico da sua empresa e promova os resultados. Solicite-nos uma reunião gratuita.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br