CURTAS DA EDIÇÃO

CURTAS

Por: Redação | Categoria: Cidades | 08-08-2020 02:08 | 227
Foto de Reprodução

Homenagem
Por unanimidade, vereadores à Câmara de Paraíso aprovaram o envio de Moção de Reconhecimento ao juiz de Direito Marcos Antônio Hipólito Rodrigues, pelos relevantes serviços prestados à comunidade paraisense como magistrado na comarca.  “Esta Casa Legislativa reconhece seu trabalho sempre pautado no melhor servir, demonstrados pela dedicação, compromisso e, sobretudo, profissionalismo na execução de suas atribuições como magistrado. Vossa Excelência demonstrou grande competência e dedicação ao cargo, sendo um expoente conhecedor da área jurídica”, diz a moção feita a pedido do vereador Marcelo de Morais.

Correspondências
Assim como fez com o Legislativo, Marcos Antônio Rodrigues, também endereçou correspondência ao Executivo.  “Busquei fazer o meu trabalho da forma mais isenta e dentro dos princípios da ética e honradez”, descreve. Na oportunidade o juiz informou de sua aposentadoria na 2ª Vara Cível de São Sebastião do Paraíso, após 17 anos de serviços prestados. Também do prefeito Walker Américo Oliveira, ele recebeu cumprimentos inclu-sive com postagem nas redes sociais com parabéns pela atuação. Como citada, a cooperação entre os poderes contribuiu para o êxito da jornada e da boa prestação jurisdicional desempenhada. De parte a parte não faltaram palavras elogiosas à conduta ilibada do justo juiz.

Subiram
Postos de combustíveis aqui em Paraíso subiram os preços da gasolina em média 20 centavos por litro, aumentaram também o preço do etanol e diesel, em media 10 centavos. O aumento nas bombas foi na sexta-feira (7/8).

É possível
Em clima de suspense, o vice-presidente da Câmara de Paraíso, Vinício Scarano Pedroso, do Cidadania, fez um anúncio nesta semana em suas redes sociais que deixou muita gente de orelha em pé. Ele declarou que “muitas decisões serão tomadas e projetos serão colocados em prática” e pediu a bênção de Deus. Em tempos de semeaduras há quem diga que não será surpresa se o nobre vereador se lançar em águas mais profundas na política e abraçar uma candidatura para prefeito ou vice-prefeito. Ele mesmo não esconde que tudo é possível, mas não pretende também dar um passo maior do que a perna. Por isso sempre responde que é o tempo quem dirá sobre seu destino na política. Cauteloso sempre afirma que o futuro a Deus pertence.

Guarda Municipal
Leitores do Jornal do Sudoeste têm sentido a presença, a falta de guardas municipais na fiscalização do trânsito que, passou a ser atribuição do município. Embora outros pontos sejam mencionados, o questionamento maior se refere a área central, onde o tráfego é mais intenso, e acaba ficando congestionado. O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Félix, explicou que são duas situações distintas.

Afastados
A primeira, segundo Miguel Félix, é a redução do número de servidores, devido à pandemia, de vez que grande número de agentes de trânsito se enquadram nos grupos de risco e estão afastados, algo estimado em 30% do efetivo. Além do mais, o efetivo tem atuado na proteção dos postos patrimoniais, também na fiscalização para o cumprimento de medidas contra a propagação do coronavírus no município.

Amarela
Se tivesse aderido ao plano Minas Consciente, a partir deste sábado (8/8), São Sebastião do Paraíso estaria classificada na fase amarela no novo sistema de identificação das cidades, conforme o modelo criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura das economias locais. Com isso estaria permitido a abertura de serviços não essenciais, como bares (consumo no local), autoescola e cursos de pilotagem, salão de beleza e atividades de estética, comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, papelaria, lojas de livros, discos e revistas, dentre outros estabelecimentos. Trocando em miúdos, é o que já vem sendo adotado pelo próprio município.

Verba liberada
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, aniversariante da semana, comemorou também a liberação de mais R$ 200 mil a serem investidos no asfaltamento da estrada que liga Jacuí a Fortaleza de Minas.  Agora os recursos conquistados para a obra já somam R$1,2 milhão, em recursos liberados pelo Governo do Estado, sendo três emendas do parlamentar, todas já depositadas na conta da prefeitura. Segundo consta com os recursos será possível realizar a pavimentação de mais de quatro quilômetros do trecho. O deputado também colabora com emendas para o asfaltamento do trecho entre Paraíso e o distrito da Guardinha.

Reajuste de energia
O governador de Minas Gerais Romeu Zema anunciou nesta semana que o aumento de 4,27% aplicado nas contas de energia elétrica enviadas pela Cemig em maio não irá vigorar. O cancelamento do aumento, referente ao reajuste anual feito pela companhia, aconteceu em negociação entre o Executivo mineiro e a presidência da empresa. Zema ressaltou que a medida faz parte do esforço do Governo de Minas para amenizar os impactos da pandemia na vida dos mineiros. Ele justifica que muitos trabalhadores perderam emprego e renda e que a iniciativa visa ajudar as famílias. Acredite quem quiser.

Cortes
Os cortes de energia de clientes com pagamento atrasado voltaram a ser permitidos no país após mais de 4 meses de proibição, segundo medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A resolução que proibia a suspensão do serviço começou a valer em março por causa da pandemia de coronavírus, chegou a ser prorrogada pelo governo, e teve validade até 31 de julho. Os cortes estão autorizados a acontecer desde 1º de agosto, mas a Aneel explica que lei federal proíbe “efetuar cortes por falta de pagamento às sextas, aos sábados, domingos, feriados e dias que antecedem feriados”. Um assopra e outro morde, um no cravo e outro na ferradura.