CULTURA

Peça de Marcel Giubilei é contemplada no programa de incentivo à cultura

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 17-08-2020 16:00 | 416
Ator e diretor de Paraíso, Marcel Giubilei, apresenta nova roupagem para “As Bruxas de Salém”
Ator e diretor de Paraíso, Marcel Giubilei, apresenta nova roupagem para “As Bruxas de Salém” Foto de Reprodução

A peça teatral do ator e diretor paraisense Marcel Giubilei de Oliveira foi contemplada no programa de incentivo à cultura do Governo Federal. A empresa que ele dirige receberá mais de R$ 950 mil para a produção da peça teatral “As Bruxas de Salém”. Ele tem se destacado em várias produções como na novela “A Regra do Jogo”, na Rede Globo e na telona com a produção independente “Delírius Insurgentes”.

A informação sobre a liberação da verba para a peça de Marcel Giubilei foi divulgada através da Portaria nº 510, publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira,14. Na publicação, o secretário nacional de fomento e incentivo à cultura, substituto, Homero Gustavo Reginaldo Lima, homologa os projetos culturais aprovados que passam a fase de obtenção de doações e patrocínios. “As Bruxas de Salém” de Marcel Giubilei de Oliveira Eireli, de São Sebastião do Paraíso terá R$ 956.696, 40. O prazo de captação vai de 14 de agosto até 31 de dezembro de 2020.

Em resumo, o clássico texto de Arthur Miller ganha montagem contemporânea com direção do premiado Renato Carrera. Baseado em fatos reais a peça ganha vida numa época em que “Fake News” tomam a frente da discussão política e social no mundo. Esta montagem põe em xeque temas como a mentira, a manipulação, a reputação e histeria coletiva a partir de um falso caso de bruxaria numa puritana cidade da Nova Inglaterra de 1692.

Em tom vertiginoso, como num thriller de suspense, com trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, a produção utiliza de vídeos e projeção. A peça conta com um elenco de 16 atores e o espetáculo traz a cena um texto clássico americano, pouco montado profissionalmente no Brasil, mas com grandes montagens e adaptações espalhadas por todo o mundo. Esta nova versão pretende, a partir do texto, fazer o público refletir sobre até que ponto a verdade, a ética e o caráter ainda são fatores fundamentais no desenvolvimento da cultura de um povo.

O ator Marcel Giubilei de Oliveira é mais um destaque de São Sebastião do Paraíso no mundo artístico no cenário nacional. Ele desponta no caminho do sucesso em sua primeira aparição, tendo participações especiais na novela “A Regra do jogo”. Marcel Giubilei é engenheiro civil que em 2011, concorreu na disputa por uma das vagas para a edição do Big Brother Brasil. Desde os 16 anos ele atuava no Teatro Sebastião Furlan, em Paraíso. 

Depois de formado em engenharia abraçou de vez o teatro e seguiu na carreira artística tendo atuado em várias peças, alguns curtas e até fez um piloto como apresentador de programa de tv. Na telona, ele atuou como o pintor João que vive um momento de desespero e delírio em sua vida, quando, finalmente consegue atingir o sucesso comercial e fica extremamente conhecido pela sua arte, em “Delírius Insurgentes”.

Marcel Giubilei iniciou no teatro em Paraíso antes de se formar em engenharia e depois optou pela carreira artística onde tem se destacado