GILBERTO AMARAL

O que é essencial?

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 19-08-2020 04:52 | 828
Foto de Reprodução

Somos a sociedade do descartável, e isso está mais evidente em tempos de pandemia.
Porém hoje vemos nada menos que o reflexo da nossa caminhada até aqui.
Não são apenas copos e pratos, descartamos pessoas e conquistas.
Quando não, descartamos esperança.
A questão é que muitas vezes abrimos mão do que é essencial.
Por isso reveja conceitos e valorize aquilo que realmente importa - seus relacionamentos e acima de tudo a sua fé.
Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Seleção
A ONU Mulheres Brasil anuncia o processo seletivo para a contratação de consultoria para Conselheiro ou Conselheira de Prevenção de Exploração Sexual e Abuso, voltado para pessoas com pós-graduação e/ou mestrado em Direito, Ciências Políticas, Ciências Sociais ou áreas afins. São requisitos solicitados: experiência mínima de 5 anos trabalhando com Direitos Humanos ou assuntos relacionados; experiência em trabalhar com igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; experiência de trabalho na prevenção de exploração e abuso sexual; conhecimento dos requisitos/padrões de segurança das agências da ONU; excelente domínio escrito e oral de inglês e de português. As candidaturas poderão ser apresentadas até o dia 28.

Agosto Dourado
O Congresso Nacional está iluminado de dourado para comemorar o Dia Mundial da Amamentação. A iluminação permanecerá até o dia 31. A escolha da cor para a campanha se deu pelo fato de o leite materno ser considerado padrão ouro em termos de alimentação infantil.

Trem de...
Com as operações suspensas desde de março, em função da pandemia, o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas voltará a circular no dia 1º de setembro, seguindo os protocolos determinados pela OMS para prevenção à Covid-19. Segundo a Vale, para contribuir com a proteção de passageiros e empregados, novos procedimentos serão adotados durante a compra, o embarque e a viagem.

...passageiros
A Estrada de Ferro Carajás, que interliga os estados do Maranhão e do Pará, percorrendo 23 municípios, voltou a funcionar todo vapor na segunda-feira. A comercialização de bilhetes para essa ferrovia foi retomada de acordo com as normas de prevenção ao coronavírus implantados na EFVM.

Alta costura
Buscando a felicidade de cada mulher, não somente no dia do casamento, mas sim uma felicidade duradoura, acompanhada de memórias inesquecíveis, é o que oferece a talentosa Glorinha Pires Rebelo, consagrada estilista que assina os mais belos vestidos de noiva, mães e madrinhas da alta sociedade do Rio de Janeiro. Utilizando matéria prima de primeira qualidade, comanda há anos, em Copacabana, um atelier que é referência pelo seu trabalho sério e de muito bom gosto, com criações que são um primor de estilo e sofisticação. Glorinha recebe hoje merecidos cumprimentos dos inúmeros amigos pela passagem de seu aniversário, e daqui segue a nossa homenagem com votos de muita saúde e felicidades!

SPA em casa
Quem não deu uma engordada na quarentena que atire a primeira pedra. Pensando nisso, o Ravenna preparou o “SPA Indoor ao vivo com você“, desta segunda ao dia 20, com quatro dias de imersão no método para degustar os benefícios do emagrecimento saudável sem sair de casa. Para se inscrever, basta entrar no site https://bit.ly/sparavennaagosto.

eSocial
O Governo Federal acaba de lançar o aplicativo eSocial Doméstico, que vai simplificar a vida de quem contrata trabalhadores domésticos. Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Receita Federal, o Serpro e a Secretaria Especiais de Previdência e Trabalho, o novo aplicativo vai possibilitar que o empregador faça o registro de empregados e o gerenciamento da folha de pagamento a partir de qualquer smartphone ou dispositivo móvel.

Filmes russos
A Embaixada da Rússia convida para uma noite especial que celebra a cultura e os dois países: O Festival de Filmes Russos. O evento, gratuito, mediante retirada de ingressos, acontece, a partir das 18h30, no Drive-in, no estacionamento B do aeroporto, com a exibição de dois filmes: “A Lenda nº 17” e “Salyut-7”.

Beethoven
Idealizada por Carlos Alberto Serpa, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, sob a regência do maestro Cyrano Sales, acaba de lançar um vídeo em homenagem aos 250 anos de Beethoven. Para assistir esse belo trabalho é só acessar o Instagram do Centro Cultural Cesgranrio.

Luto pelos irmãos
Quero fazer hoje uma homenagem especial ao Líbano e aos libaneses - aos que vivem lá e aos que vieram de lá e se tornaram brasileiros - nesse momento em que o país/irmão está de luto pela trágica explosão em Beirute. Irmanamo-nos, também, com o compartilhamento das tristezas trazidas pelo novo coronavírus.

Minha ligação com o Líbano e os libaneses se fez sempre daqui do Planalto Central, onde tenho um grande número de bons amigos provenientes daquele belo país. Nos últimos 60 anos tive também excelente relacionamento com seus embaixadores, que me homenagearam com a Ordem Nacional do Cedro do Líbano (foto), distinção que sempre me deu muita honra e alegria, sendo a maior e mais respeitada honraria por eles concedida.

Povo milenar, descendente dos fenícios - os criadores do alfabeto e pais da globalização -, os libaneses saberão mais uma vez superar suas dificuldades e fazer renascer sua Nação. É meu sincero desejo e, tenho certeza, de todo o povo brasileiro.

Estação vinhedo
No Japão, uma estação de trem lança seu primeiro vinho. Nos anos 80, a cidade de Shiojiri começou a cultivar uvas na estação para promover os vinhos das vinícolas de Chikumagawa, Kikyogahara, Nihon Alps e Tenryugawa. As cepas Merlot e Niagara foram plantadas em pérgolas e os viticultores são trabalhadores da Japan Railways e os habitantes da região. Até então as uvas eram distribuídas aos moradores e estudantes de enologia. Pela primeira vez, para comemorar os 60 anos da cidade, as uvas foram transformadas em vinhos. A cuvée Shiojiri Station Merlot é rara, com apenas 100 garrafas que serão lançadas neste mês de agosto.

Janela de vinho
As famosas buchette del vino que fazem parte da arquitetura florentina (indispensáveis aos comerciantes do século XVII durante a peste) reencontraram, com a Covid-19, toda a sua utilidade. Quatro séculos mais tarde, as janelinhas do vinho são reutilizadas, em Florença (Itália), para entregas sem contato durante a pandemia do novo coronavírus. Cerca de 150 estabelecimentos propõem take away não só de vinhos, mas de diversos outros produtos como pizza, café, sorvete... Prova de que nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

Vinho, calor e álcool
Após a primavera mais quente dos últimos 100 anos e a mais seca das últimas seis décadas, pela primeira vez na história da França, os viticultores farão a vindima com um mês de antecedência. A primeira colheita de uvas teve lugar na última quarta-feira, na Borgonha, o que acontece normalmente em setembro. A principal preocupação dos viticultores é evitar um vinho pesado em álcool, pois a temperatura elevada acelera a concentração de açúcar da uva que se transforma em álcool durante a fermentação. Uma das características dos reputados vinhos da Borgonha é justamente la fraîcheur de uma acidez equilibrada.

Vinho destilado
Com a reserva de vinhos acumulada durante a pandemia, viticultores franceses têm que arrumar espaço em suas adegas para receber a nova safra, que está adiantada! Muitos deles não têm outra opção: aceitar o dispositivo da União Europeia o qual transforma vinhos em álcool em gel. Em contrapartida, os viticultores recebem uma ajuda financeira de menos de 1 euro por litro. Cerca de 2,6 milhões de hectolitros poderão ser destilados e transformados álcool para o combate a pandemia.

Janela do vinho
Pastor ricardo espindola