ROTERDÃ

Vizinhos fazendo cidades melhores

Por: Redação | Categoria: Cultura | 26-08-2020 07:26 | 359
Foto de Reprodução

Um projeto na cidade holandesa de Roterdã prova que grandes cidades com grandes problemas sociais podem mudar. Roterdã é a segunda maior cidade dos Países Baixos, tem mais de seiscentos mil habitantes e o maior porto da Europa, aqui as pessoas provaram que a mudança é verdade. Trinta anos atrás, a cidade estava em uma situação ruim: milhares de pessoas perderam seus empregos, casas cons-truídas depois que a cidade foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial eram de baixa qualidade e estavam desmoronando, a coesão social nos bairros desapareceu com a chegada de imigrantes de todo mundo (não é um problema como tal, mas em muitas ruas ninguém mais entendia o vizinho).

Em 1989, as pessoas que viviam em uma rua de uma parte muito difícil de Roterdã estavam cansadas: fartaram-se das casas que eram pontos de drogas na rua, fartas de sujeira e fartas de crime. Eles escolheram uma abordagem positiva. Os vizinhos conversavam com outros vizinhos, e assim toda a rua se envolvia: juntos limpavam a rua, todos colocavam uma lanterna ao lado da porta da frente, para tornar a rua mais iluminada e mais segura à noite. Muitas pessoas colocam vasos e fazem pequenos jardins. Flores, em vez de sujeira. Juntamente com a polícia, os pontos de drogas foram fechados.

O impacto social foi enorme. Em 1990, a rua ganhou um prêmio pela iniciativa e muitas ruas seguiram o exemplo. O nome da rua era Opzoomerstraat (Rua Opzoomer) e Opzoomeren tornou-se um verbo em holandês, significando: limpar sua rua, junto com seus vizinhos.

Uma fundação foi criada em 1994 e em 2019 celebraram-se 25 anos de Opzoomeren, 25 anos de vizinhos ajudando vizinhos a tornar as ruas seguras, limpas e agradáveis. Andando por Roterdã, você verá muitas vezes uma placa amarela na parede ou um logotipo colorido de um menino levantando o chapéu: Opzoomerster (Estrela de Opzoomer) indicando que esta rua participou do projeto.

É possível entender que os problemas em outros países e outras cidades podem ser mais complexos ou diferentes de Roterdã, mas a ação positiva dos vizinhos trabalhando juntos é uma grande força, que melhorou profundamente o caráter da cidade. Em um ano eleitoral aumentam-se as cobranças e também as promessas, vale a reflexão: até que ponto estou contribuindo para minha comunidade?

Erica Bicego (paraisense) e Han de Looper 
Roterdã, Holanda

Opzoomerenstraat