RETOMADA

Ouro Verde e Paraisense anunciam retomada gradual das atividades

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 22-08-2020 09:53 | 72
Ouro Verde e o Centro de Treinamento da Paraisense anunciam  que seguirão com rigor as regras do plano Minas Consciente
Ouro Verde e o Centro de Treinamento da Paraisense anunciam que seguirão com rigor as regras do plano Minas Consciente Foto de Divulgação

O Ouro Verde Tênis Clube e a Associação Atlética Parai-sense anunciaram na quinta-feira (20/8), a reabertura de seus espaços e a retomada gradual de suas atividades em São Sebastião do Paraíso. A medida acontece após o município aderir ao plano Minas Consciente do Governo do Estado. A partir deste programa estão sendo criados protocolos para academias de ginásticas e clubes.

A flexibilização foi deliberada durante a semana pelo Comitê Executivo, que analisou o cenário atual da pandemia e identificou a possibilidade de reabertura do setor. Na quarta-feira,19, foi anunciado que as academias de ginásticas e clubes serão autorizadas a funcionarem de forma parcial durante a onda amarela do programa Minas Consciente. Segundo o Governo de Minas, a medida vale para os Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) "93.11-5 Gestão de instalações de esportes", "93.12-3 Clubes sociais, esportivos e similares", "93.13-1 Atividades de condicionamento físico" e "85.91-1 Ensino de esportes".

Em Paraíso, a Prefeitura já havia permitido o funcionamento das academias em horários reduzidos desde o final de abril. A autorização prevê a utilização de 30% da capacidade máxima das pessoas, bem como a obrigatoriedade do uso de máscaras e adoção de medidas de higienização. A permissão também foi concedida as academias possuidoras de piscinas e estabelecimentos aquáticos, que passaram a funcionar, respeitando as mesmas determinações.

Outra medida adota pelo Município referente ao setor esportivo foi expresso no Ato Normativo nº 007/2020 que autorizou a prática de atividade esportiva coletiva em Paraíso, a partir de 8 de agosto. Com isso foi permitida a realização de treinos de futebol em espaços abertos, sem a presença de público. Os campeonatos continuam suspensos, bem como a utilização de locais totalmente fechados, como as quadras dos Centros Sociais Urbanos 1 e 2.

Os representantes das equipes devem informar à Secretaria de Esporte os horários que vão utilizar os espaços. Também devem disponibilizar nos locais medidores de temperatura e álcool em gel. O distanciamento social e uso de máscara serão obrigatórios, exceto no momento da prática esportiva. A proposta de retorno do futebol teve o aval do Comitê Municipal de Enfrentamento de Combate ao Covid-19. Em relação aos locais particulares, incluindo a zona rural, caberá aos proprietários o controle de acesso, seguindo as regras do Ato Normativo.

 

Retomada

 

Na quinta-feira,20, após várias deliberações de seus diretores e conselheiros o Ouro Verde Tênis Clube emitiu um comunicado aos seus associados para anunciar a retomada das atividades.  O anúncio cita que "após transcorridos angustiantes longos meses de paralisação de nossas atividades em virtude da pandemia ocasionado pelo coronavírus" e depois de tomadas todas as precauções necessárias, o clube tomou conhecimento da posição do Governo de Minas em migrar as academias e clubes para a Onda Amarela do plano Minas Consciente.

Com isso o a diretoria do Ouro Verde informa que desde sexta-feira,21, retomou as atividades. Serão afixadas em vários locais e ambientes do clube as condições que deverão ser por todos rigorosamente obedecidas e que fazem parte do "Minas Consciente", sob pena de se não atendidas as recomendações haver o risco de novo fechamento.

A nota ainda faz agradecimentos aos associados pela compreensão em virtude do período em que a instituição ficou fechada. "O clube vem agradecer a compreensão de todos que de uma forma ou de outra entenderam que atravessamos um momento excepcional em nossas vidas, o qual trouxe-nos mudanças drásticas em nossas rotinas. As decisões tomadas levaram em consideração as orientações dos órgãos municipal, estadual e nacional de saúde, além das definições de nosso operante Conselho Deliberativo", conclui.

Também na quinta-feira,21, a Associação Atlética Paraisense através de nota informou sobre a volta das atividades no Centro de Treinamento. "Prezados alunos, pais e responsáveis, retornaremos aos nossos trabalhos na próxima semana".

O anúncio também esclarece que será seguido "a risca o programa Minas Consciente, as determinações da Prefeitura e os protocolos internos". Entre as medidas de segurança previstas para serem adotadas consta o uso de álcool em gel, aferição de temperatura, uso de máscaras e demais recomendações.

" Pedimos a compreensão de todos para retornarmos com segurança total e o não cumprimento de tais requisitos significa a paralisação de nossas atividades, contamos com seu apoio e vamos juntos vencer essa batalha contra o Covid", finaliza.

Ouro Verde e o Centro de Treinamento da Paraisense anunciam que seguirão com rigor as regras do plano Minas Consciente