Terapias Holísticas

DO IN Conheça a automassagem chinesa que faz bem ao corpo e a mente

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 26-08-2020 17:51 | 231
Foto de Reprodução

Quando sentimos alguma dor, não importa a parte do corpo, mas, principalmente no caso das dores musculares, instantaneamente tentamos localizar o ponto onde esse sentimento é mais forte para apertarmos. Esse movimento, tão natural da autodefesa humana, tem nome: Do In, uma técnica chinesa de automassagem que ajuda a tratar diversos setores do nosso corpo, seja ele físico ou, até mesmo, emocional.

Esta  técnica de automassagem; utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano para desenvolver a saúde física e mental. É nesses meridianos que a energia Yin (negativa) e a Yang (positiva) circulam e o Do In pretende fazer com que isso aconteça de forma equilibrada. A massagem nos pontos corretos melhora a distribuição dessa energia. Portanto sua principal função irá depender do diagnóstico e necessidade do paciente.

A prática diária do Do In pode trazer uma série de benefícios, contudo pode variar de pessoa para pessoa. Para iniciar esta automassagem; aqueça uma mão na outra para que os dedos fiquem em uma temperatura agradável ao toque; com o polegar, pressione o ponto do corpo que está dolorido por aproximadamente 5 minutos, sem fazer muita força; aos poucos, vá estimulando este ponto, com pequenos movimentos. Esta metodologia oriental, auxilia a curar pequenas dores, manter o equilíbrio e o fluxo de energia, combater o estresse, auxiliar na melhora do humor e na promoção do bem estar. Porém, se deseja aliviar a ansiedade, massageio o pulso; já se quiser aliviar dores de cabeça, massageia a testa com o dedão e o indicador, porém em momentos de falta de ânimo; realize uma massagem no calcanhar. Para obter os melhores benefícios, é indicado que você tenha uma alimentação mais saudável e pratique exercícios físicos, além de buscar uma pessoa habilitada no assunto para melhor te orientar.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências