GILBERO AMARAL

O que não sabemos

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 02-09-2020 00:46 | 732
Foto de

Nossa percepção alcança o passado! Sabemos o que já foi. O presente é pretérito de imediato.

A agrura do coração do ser humano reside em parte por desconhecer o que lhe espera. Podemos planejar o amanhã, projetar o futuro, mas nada nos garante sua execução.

Deus diz de si mesmo acerca dos homens no livro do profeta Jeremias - “Eu é que sei os pensamentos que tenho sobre vós! Para vos dar futuro e esperança“. Então, apegar-se a Ele é a garantia de um amanhã em segurança e paz.
Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Política...
Há muito tempo este velho jornalista e a torcida do urubu vêm lutando por uma nova lei eleitoral. E para ilustrar a notícia, graficamente, vou contar uma história. O primeiro a saber que Tancredo não tomaria posse foi este colunista. O baixinho Toninho Resende, sempre querido, resolveu fazer um churrasco no dia 13 de março em sua casa, no Lago Sul, para homenagear e despedir o excelente e competente ministro Jair Soares (foto).

...eleitoral
Tancredo estava gravemente enfermo, mas com esperança de ser empossado. Naquela tarde o médico que cuidava do presidente resolveu convidar o grande cirurgião Francisco Pinheiro da Rocha para acompanhá-lo numa avaliação, porque na medicina ou qualquer outra profissão sempre é bom ouvir uma opinião amiga.

No churrasco
Na casa do Toninho todo mundo conversando, se abraçando e cumprimentando Jair Soares, quando fui chamado por Pinheiro da Rocha para uma conversa. O meu amigo de 60 anos de Brasília - morávamos no mesmo prédio e toda manhã já discutíamos os problemas da capital - me confidenciou que dificilmente Tancredo tomaria posse. Contou-me que ao apertar a barriga ele ficou cianótico.

Jantar
Coincidentemente naquela noite Israelzinho e Maria Inês Pinheiro ofereciam um jantar para o ministro Leitão de Abreu e deputado Nelson Marchezan. Logo comuniquei a Marchezan, ao anfitrião e a Carlos Murilo que precisava conversar urgentemente com o ministro Leitão de Abreu para relatar o fato. Num caramanchão no alto, Leitão, Thales Ramalho e João Agripino batiam papo. Discutiam o que? Reforma política, é claro!

Conversa
Quando desceram fizemos uma roda e disse ao ministro Leitão que era muito grave o estado de saúde de Tancredo e que muito possivelmente ele não tomaria posse. Eu pensei que na mesma hora ele fosse pegar o telefone e avisar o general Figueiredo. Mas a conversa continuou por ali, todos especulando quem iria assumir. Como dizia Ibrahim Sued, depois eu conto.

Assembleia da ONU na...
O presidente Jair Bolsonaro já começou a preparar o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, que reunirá líderes mundiais virtualmente, a partir do dia 15 de setembro. O novo formato virtual - os discursos serão por meio de vídeos - deve-se em grande parte a Covid-19, uma vez que muitos países continuam a lidar com as consequências sanitárias, sociais e econômicas da crise. O assunto principal será economia x pandemia!

...era do coronavírus
O mesmo procedimento será aplicado a uma série de sessões especiais de alto nível programadas, incluindo uma celebração do marco de 75 anos das Nações Unidas; uma cúpula sobre biodiversidade; e uma reunião para comemorar e promover o Dia Internacional para a Eliminação Total de Armas Nucleares. Em sociedade tudo se sabe!

Os cariocas lotaram as praias no fim de semana. Fonte de Vitamina D e Covid-19...

Eta Gavião
Li ontem no JBr que o médico Roger Abdelmassih estava em prisão domiciliar e por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo, atendendo recurso do Ministério Público, tendo como relator do processo o desembargador José Raul Gavião de Almeida, foi mandado de volta à penitenciária para cumprir pena de 181 anos. Como perguntar não ofende, porque o Gavião não deixou esse velho morrer em casa? São as inconsequências da vida e amor ao próximo. Em todos os setores, seja lá o que for, deve ter um pingo de compaixão. É bom recordar: “ser como sândalo que perfuma o machado que o fere”.

Saudade
Tem tempo que não vejo o presidente Jair Bolsonaro. Também não vejo mais televisão, principalmente a Globo. Só sei que o Brasil, apesar de tudo, está crescendo e os opositores decrescendo. Saudade do Amaral Netto, autor e incansável defensor do Projeto de Lei da pena de morte no Brasil. Mas ela veio com outro nome: coronavírus.

CNN convida
A internacional CNN, recém inaugurada no Brasil, convidou este jornalista para uma reportagem sobre as Primeiras-Damas do país. Afinal de contas eu sou o único que convivi com elas e com os presidentes. Fiquei lisonjeado com o convite.

12 mil euros
É o preço estimado para uma única garrafa de Romanée Conti 2005 pela Casa de leilão Artcurial. Além deste reputado vinho da Borgonha, o leilão conta com mais de 7 mil garrafas de vinhos franceses e portugueses, Champagnes, como o Krug millésime 1979 e destilados como o excepcional Cognac Rémy Martin Louis XIII Rare Cask 43,8º na caixa de origem. A venda “Vins fins & Spiritueux” terá lugar nos dias 9 e 10 de setembro. Os lances já podem ser dados no site da maison, certamente para levar o Romanée Conti, o cheque deve ser maior que os 60 mil reais estimados.

Adega cheia, bolso vazio
As exportações de vinho italiano caíram 4% nos primeiros meses de 2020. Uma inversão de tendência sem precedentes nos últimos 30 anos. Em 2019, por exemplo, as exportações bateram o recorde de 6,4 bilhões de euros, cerca de 32 bilhões de reais). Na China, importante mercado de vinhos de prestígio, o consumo de vinho italiano caiu 44% em valor, entre janeiro e maio deste ano (dados do Instituto Italiano de Estatística - Istat). Os italianos representam cerca de 11% do vinhos importados no Brasil.

Restaurante do novo mundo
O chef americano David Kinch renunciou à nominação ao prêmio Outstanding Chef da Beard Foundation. Dono do restaurante Manresa (Relais & Châteaux, com 3 estrelas Michelin), em Los Gatos (Califórnia), alega que não é hora para distribuição de prêmios e recompensas. Para ele, a necessidade agora é uma profunda reflexão sobre o funcionamento do setor, questão de sobrevivência para muitos. E defende a evolução dos restaurantes em uma nova era, com preocupações sobre a desigualdade entre sexos e origens, salários abaixo do custo de vida, ambientes de trabalho tóxicos, falta de compromisso com a sustentabilidade e sistema de gorjetas típico dos USA.

Refettorio Intermediario Lima
Um novo Refettorio será inaugurado em breve, neste mês de setembro, em Lima. A capital peruana vem se tornado uma referencia gastronômica e receberá o nono restaurante da associação Food for Soul. Segundo na América do Sul após o Refettorio Gastromotiva inaugurado no Rio de Janeiro em 2016. Trata-se de restaurantes solidários, idealizados pelo renomado chef italiano Massimo Bottura (foto), que oferecem gratuitamente refeições aos mais necessitados. Os chefs Diego Muñoz e Francisco Barrientos organizarão a cozinha com um grupo de chefs voluntários, restaurantes, fornecedores e produtores

 

Jair Soares, que foi ministro no governo do presidente João Figueiredo
cópia de tela Instagram
Vinho Romanée-conti