LAR PEDACINHO DO CÉU

COFRINHOS SOLIDÁRIOS: Professor retoma projeto em prol do Lar Pedacinho do Céu

Por: João Oliveira | Categoria: Entretenimento | 07-09-2020 11:22 | 263
 Cofres estarão espalhados pelo comércio até 10 de outubro. Recursos serão destinados ao Lar Pedacinho do Céu
Cofres estarão espalhados pelo comércio até 10 de outubro. Recursos serão destinados ao Lar Pedacinho do Céu Foto de Reprodução

O professor de História na Escola Estadual Clóvis Salgado, João Pedro Menezes Jacinto, retomou neste ano o Projeto Solidariedade e Empatia. A proposta, que tem como objetivo estimular valores importantes para a formação cidadã como a solidariedade e a empatia, também busca ensinar aos seus alunos através de estudos sobre as línguas latim e grego antigo a origem destes conceitos.

O projeto teve início no ano passado, quando se arrecadou R$ 400 em um mês que os cofrinhos ficaram espalhados por mais de 10 pontos comerciais do município. "Com esse valor, foi possível comprar diversos produtos que foram destinados ao Lar Pedacinho do Céu, com o objetivo de proporcionar aos jovens um Dia das Crianças com mais afeto", relembra o professor.

Conforme João Pedro, "foi um momento extremamente bonito a entrega dos produtos no Dia das Crianças. Conseguimos levar desde sorvete para eles até produtos de limpeza. Ano passado "sobrou" cinquenta e seis centavos das doações, então já temos esse valor arrecadado como ponta pé inicial", ressalta.

No último ano, os cofrinhos foram confeccionados pelos próprios alunos do sexto-ano, já neste ano, diante da pandemia da Covid-19, o professor ressalta que precisou se reinventar para alcançar os objetivos do projeto, em virtude da realidade que vivenciamos.

"Então optamos por desenvolver o projeto com os alunos do componente curricular "Projeto de Vida", que atualmente é com os alunos do Ensino Médio noturno, e foi tudo realizado à distância. Os encontros foram realizados através do aplicativo Zoom, e foi possível estudarmos sobre os conceitos e suas origens, além de conversamos sobre qual instituição receberia os valores, em que os estudantes optaram por continuar ajudando o Lar Pedacinho do Céu", explica.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Clóvis Salgado, Marllon Marques, é um dos alunos do noturno que participou do "Projeto de Vida". Ele conta que durante esses encontros pela plataforma Zoom foram discutidos os conceitos de empatia solidariedade, bem como a importância de realizar essas ações nesta época de pandemia.

"Enquanto empatia é o ato ou efeito de se colocar no lugar do próximo, a solidariedade é quando nos responsabilizamos e encontramos formas de ajudar o próximo. Realizar essas ações na época em que estamos, é fundamental porque muitas pessoas em situações de vulnerabilidade, por diversos motivos, estão precisando da nossa ajuda", destaca o estudante.

Diante disto, Marllon conta que, seguindo essa linha de pensamento, sua turma decidiu ajudar a Lar Pedacinho do Céu. "É uma instituição que abriga, principalmente, crianças órfãs. E chegamos à conclusão que é uma das instituições que mais precisam do nosso apoio nesse momento, e também é uma forma de demonstrar àquelas crianças que não estão sozinhas, e que também há pessoas que se importam com elas", completa.