Sãosinha

Jornalista e Músico

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Cultura | 05-09-2020 16:22 | 36
Foto de Reprodução

O jornalista Nelson de Paula Duarte, acadêmico da Academia Paraisense de Cultura, aniversariou no dia 29 de agosto, comemorado junto de sua família querida.

Jornalista por ideal e formação universitária, bacharel em Direito, contabilista e uma grande sensibilidade de artista, entre várias atividades, cultural e empresarial.

Filho do senhor José de Paula Duarte e senhora Ana Cândida Duarte, cresceu ouvindo músicas, tocadas pelo pai, primos e familiares. Aos sete anos de idade recebeu de seus avós, Sebastião e Laudelina, uma gaita ponto (sanfoninha), e não mais deixou a música.

Em sua mocidade participou de diversos conjuntos musicais em Paraíso e festividades na região. Foi radialista na Rádio Difusora Paraisense.

Em 25 de agosto de 1985 circulou o primeiro Jornal do Sudoeste, do qual também participou por algum tempo o jornalista Mauro Pimenta. Era um jornal simples com apenas quatro páginas.

Hoje um grande jornal com circulação regional, apresentação gráfica moderna, bissemanário, algumas páginas coloridas. Uma equipe de jovens jornalistas complementa a modernidade do jornal.

Em reconhecimento aos seus valores pessoais e jornalísticos, valorizando a região, a Câmara Municipal de São Tomás de Aquino lhe concedeu o título de Cidadão Honorário Aquinense em julho de 1990. Em novembro de 2012 recebeu a Medalha e Diploma do Mérito Legislativo, outorgados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Há nove anos o jornalista Nelson Duarte que tem a música em seu coração, junto de amigos musicistas brilhantes, Guelfo Colombo, Artur Henrique Cardoso, Ângela Maria Pascoal Cardoso e Sílvia Pessoa Rodrigues unidos pelo mesmo ideal, idealizaram e formaram o "Paraíso em Seresta" que é um símbolo precioso de nossa cultura musical.

O jornalista e músico, recebeu cumprimentos pelo aniversário, e os 35 anos do Jornal do Sudoeste, escrevendo a nossa história, rica e bela.

O jornalista é um historiador natural.