CURTAS EDIÇÃO 2437

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-09-2020 17:13 | 111
Foto de Reprodução

Apoio
Sem poder concorrer nas eleições municipais deste ano o prefeito Walker Américo Oliveira é quem está conduzindo as diretrizes no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), onde é o presidente. Na semana teve reunião com os pré-candidatos a vereador para troca de informações. Em outro encontro dos correligionários o partido anunciou ter fechado questão e apoiará os pré-candidatos, Gender Brigagão (Prefeito) e Paulo César Tatuzinho (Vice). Walkinho agora vai militar como cabo eleitoral.

Arquivado
Representação feita pelo vereador Marcelo Morais contra o prefeito Walker Américo, na 5ª Promotoria de Justiça da comarca, alegando que o chefe do Executivo não respondeu ofícios enviados pela Câmara, foi arquivado nesta semana. Em sua defesa o prefeito apresentou cópias de respostas encaminhadas à Câmara, e informou, que por extravio o outro motivo, respostas não tivessem chegado, ele estaria à disposição para “eventuais esclarecimentos”.

Previdência
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no início da tarde de sexta-feira (4/9), em reunião extraordinária, e, em caráter final, o projeto de reforma da Previdência do funcionalismo público estadual, autoria do governador Romeu Zema. Para efeito de contribuição dos servidores, foram consideradas sete faixas salariais, e as alíquotas vão de 11% a 16%.

Donos de postos
Dez donos de postos de combustíveis e um gerente de uma grande loja do setor foram presos na manhã de quinta-feira (3/9) em Uberaba e Uberlândia numa operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a 1.ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Procon) da comarca de Uberaba. As investigações se iniciaram em dezembro de 2018. Mandados foram cumpridos também em Formiga, Franca e Ribeirão Preto. Conforme divulgado, trata-se de organização criminosa que praticava cartel no ramo de postos de combustíveis.

Feriado
Alguns profissionais do setor de saúde têm visto com preocupação o que poderá ocorrer em decorrência do fluxo de pessoas transitando por Paraíso, em virtude do feriado prolongado neste final de semana, em relação ao Covid-19. A cidade vem experimentando nos últimos dias aumento de novos casos da doença, bem como a elevação gradual das taxas de ocupação hospitalar dos leitos reservados exclusivamente para tratamento da enfermidade. É o comportamento responsável da população que indicará os rumos a seguir.

Em branco
Por causa da pandemia do novo coronavírus a realização das festividades de 7 de Setembro foram canceladas em todo o país. Por isso os tradicionais desfiles cívicos e militares não serão realizados e a data verde e amarela passará praticamente em branco. Em nota divulgada pelo Ministério da Defesa vem a justificativa de que em função do contexto atual no mundo pela covid-19 não é recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação. O máximo que se vê pela cidade de maneira tímida é o hasteamento da bandeira em algumas repartições, o que faz lembrar que se vive a Semana da Pátria

Candidaturas
A Justiça Eleitoral de Minas Gerais já começou a receber os primeiros pedidos de registro de candidatura às Eleições 2020. As informações sobre esses pedidos de registro já podem ser acessadas no DivulgaCandContas - Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais, na página Eleições 2020. Todas as candidaturas para as eleições municipais deste ano estarão disponíveis para consulta na plataforma assim que os pedidos de registro forem enviados à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos.

Registros
Na página de cada candidato, é possível verificar os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito), número do processo de registro de candidatura no PJE, lista de bens declarados e informações sobre os recursos arrecadados e despesas realizadas na campanha. À medida que os processos de registro forem julgados pelos juízes eleitorais, o sistema mostrará se o pedido foi deferido ou indeferido.