SEMPRE-SUDOESTE/MG @ IN - FORMAÇÃO

Ganha, ganha, ganha: calados na noite não iremos ficar

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-09-2020 06:00 | 415
Foto de Reprodução

Queremos tratar, neste momento, sobre dois assuntos de extrema importância. Por mais de dez anos, os servidores municipais da prefeitura de São Sebastião do Paraíso, ficaram sem sua promoção, mesmo estando registrada e contida no Estatuto, pois ficava a critério da administração, e durante esse longo período, a metodologia foi de não aprovar e dar a promoção a esses trabalhadores.

Essas questões foram discutidas em várias reuniões da Agenda Positiva e resultou no acordo com a atual administração para que fosse criado um projeto de lei para contemplação de reconhecimento e valorização dos servidores através da promoção na carreira

Diante disso, tivemos a Promoção Extraodinária que foi dividida em três etapas: a primeira ocorreu no ano de 2019, para servidores com mais de 10 anos sem promoção. Nesse ano de 2020 ocorreu a segunda etapa para servidores com mais de 6 anos sem promoção. E no próximo ano, 2021, teremos a terceira etapa para servidores que estão há mais de 3 anos sem promoção.

Essa foi uma grande conquista do SEMPRE, onde o presidente Rildo Domingos reconhece a participação e empenho do jurídico do sindicato através da Dra. Daiane Andrade e seu assistente jurídico, Renato Cassaroti Parada. Deve-se reconhecer, também, o belíssimo trabalho do jurídico da prefeitura, através do prefeito municipal Walker Américo e o trabalho da Câmara Municipal com todos os dez vereadores, na pessoa de seus presidentes, Marcelo Morais em 2019 e Lisandro Monteiro em 2020, em conjunto com seu departamento jurídico. Não deixamos de lembrar e agradecer, a Comissão de Desenvolvimento Funcional que trabalhou análise e deferimentos, para que fosse concluída essa segunda etapa, e que na próxima obtenhamos o mesmo Êxito.

Concomitante a isso, o SEMPRE-SUDOESTE/MG reivindicou ao administrador municipal uma revisão nos planos de cargos e carreiras da Guarda Municipal, Geral e do Magistério, pois, devido aos anos que se passaram, ainda se encontram em uma verdadeira colcha de retalhos. Assim sendo, foi indicado pelo sindicato e nomeado pelo Executivo Municipal, uma portaria com vários membros para avaliação dos planos de cargos acima mencionados.

Referidos projetos foram enviados recentemente e está nas mãos do sindicato para a elaboração de um parecer sobre o resultado desse trabalho, que da parte desse órgão de classe, está sendo concluído e posteriormente será enviado ao Executivo para que muito em breve seja encaminhado à Câmara Municipal.

Tais projetos de revisão irão garantir, nesse primeiro momento, aos servidores do Plano de Carreiras Geral e da Guarda Municipal, entre várias outras conquistas, a de que no interstício de CINCO anos, onde o servidor venha cumprir todos os requisitos para a promoção por merecimento, ele possa ser promovido a um nível imediatamente superior, tal como o do Magistério que já contempla isso.

O que seria essa regra para se obter a promoção? Os servidores que cumprirem os requisitos contidos no Estatuto e no Plano de Cargos e Carreiras, apresentará requerimento à Gerencia de Recursos Humanos da prefeitura e apresentará os documentos exigidos. Uma vez feito isso, a orientação do SEMPRE-SUDOESTE/MG, que foi extraída das Comissões, é que o deferimento de sua promoção não fique à mercê da boa vontade e disposição política do gestor municipal, pois dependerá única e exclusivamente do servidor e caso o mesmo tenha a vontade de ser promovido, vai melhorar seu desempenho, empenhar-se em obter mais conhecimento e capacitação para poder servir a população, já que esse é o lema do servidor público, SERVIR AO PÚBLICO, ele apresentará ao RH toda fundamentação requisitada e ele será promovido ao nível imediatamente superior.

Recordando que a promoção é uma via de mão dupla, que fará com que o servidor seja capacitado e ele estará retribuindo aos munícipes através da sua competência e consequentemente será beneficiado financeiramente por isso.

Vamos exemplificar a visão que temos dessa modalidade. Um exemplo simples porém eficaz:

Um servidor que entra ao quadro da prefeitura com graduação de enfermeiro, estando apto a trabalhar na área de saúde por sua formação, e durante um período de tempo seja de dois, três, ou quatro anos, ele estará aperfeiçoando no tratamento e trabalho a população. E com isso ele agregará ao seu currículo experiências em uma área específica da saúde, sendo assim ele irá apresentar ao RH este diploma e por conseguinte ele irá ser promovido ao próximo nível.

Neste caso, o Servidor será reconhecido, a Prefeitura Municipal estará com um colaborador altamente capacitado e a população de São Sebastião do Paraíso estará se beneficiando. À vista disso, vimos vantagens para todos os envolvidos e concluímos que para um ganhar o outro não precisa perder. Foi-se o tempo ganha/perde, nesta etapa de nossa vivên-cia, na qual estamos todos entrelaçados, o princípio é o ganha, ganha, ganha. Sem restrições.