APC

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: candidatos e eleitores

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 16-09-2020 02:55 | 114
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

Reclamar dos políticos, cobrando as promessas de campanha, é como chuva no molhado. É sempre a mesma ladainha. Nada mudou: nem na política, nem na corrida por uma cadeira no legislativo. A mesma coisa sobre a qualidade e o nível dos candidatos e dos eleitores. Os concorrentes, em número grande, são convidados, e aceitam, mesmo sem saber bem o que é ser um vereador ou prefeito. Os eleitores, sem condições de analisá-los, porque, na essência, não há o que analisar. Poderá fazer a diferença, se quiser.

Vamos utilizar o tema e colocar as coisas em seu devido lugar. Ideias surgem. Elas existem para o futuro da "Educação, Saúde, Segurança, Emprego e Renda. Saneamento Básico, Rede de Esgoto (100%). Previsão Orçamentária anual. Recursos Estaduais, Federais para investimentos no município. Já viram esse filme, não é?

Perguntas aos candidatos, que a população agradece: O que fazer? Como fazer? Para quem fazer? Quando fazer? Por que fazer? Onde fazer? Umas coisas sabemos de cor, a música, "o jingle", o san-tinho (o número, não produzem mais que 0.00001% dos votos). Prova disto é que todos os candidatos fazem mais de 5.000 santinhos do que os seus pretensos votos. O que tinham de fazer no passado já foi feito (críticas aos antecessores), ficou para trás. Vamos pensar no crescimento futuro. Gravar o número dos candidatos é fácil, pois aprendemos a decorar os números do nosso CPF, RG, Celular, senhas...

Uma expressiva maioria sabe. O que precisamos, e queremos gravar, são as ideias, os projetos e as realizações dos candidatos. Nada mais interessa hoje em dia. O povo está mais politizado. Talvez cansado de tanto blá, blá, blá. Muitos candidatos, pouca consciência do que os espera.

É. Será que o eleitor saberá usar o poder do seu voto? Será?! É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado da política. Vote consciente. As eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Por isso, devemos escolher candidatos com passado limpo e com propostas voltadas para melhoria de vida da coletividade em geral.

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG fmjor31@gmail.com