CONSCIENTIZAÇÃO

Semana do Trânsito em Paraíso será de conscientização on-line

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 21-09-2020 14:04 | 352
Proteção à vida é assunto do tema da campanha da Semana do Trânsito deste ano
Proteção à vida é assunto do tema da campanha da Semana do Trânsito deste ano Foto de Arquivo

No período de 18 a 25 de setembro são realizadas as atividades referentes a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano o tema a ser trabalhado é "Perceba o risco. Proteja a vida" e mesmo em período de pandemia será desenvolvido pelos mais diversos órgãos de trânsito de maneira on line. Em São Sebastião do Paraíso, o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Miguel Felix de Souza, confirmou ao Jornal do Sudoeste que serão realizadas algumas ações para alertar o público em geral sobre a importância dos cuidados e atenção em relação às normas e regras do trânsito.

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a campanha nacional tem como objetivo incentivar e promover um trânsito mais seguro junto à sociedade. Em Minas, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pela Polícia Militar e pela Polícia Civil. A programação conta com uma série de atividades de mobilização, como lives, palestras virtuais e campanhas em redes sociais. Há ainda previsão de intensificação da abordagem de motoristas em blitze educativas e repressivas.

Em São Sebastião do Paraíso o trabalho não será diferente e a proposta que visa a conscientização de todos as pessoas envolvidas no trânsito acontece há vários anos. Em outras oportunidades além das blitzes educativas de trânsito são realizadas ações como palestras e apresentações teatrais, ampla divulgação do assunto. O projeto Educando Para o Trânsito é um exemplo de como as futuras gerações são trabalhadas nas escolas e o envolvimento das famílias e da comunidade está entre os resultados obtidos.

Neste ano devido a pandemia as aulas estão suspensas nas escolas e a realização de palestras nas escolas e empresas estão inviabilizadas para evitar aglomerações a Secretaria Municipal de Trânsito fará outro tipo de atividade. “Estamos programando ações educativas e preventivas de forma técnica, para não ter problemas, devido ao período eleitoral. Serão feitas tudo de forma online, através das redes sociais”, anuncia o secretário Miguel Félix. Ele ressalta que todo o trabalho continua com o mesmo objetivo e importância.  "É levar a importância de se ter um trânsito seguro, através de ações práticas. Buscar a mudança de comportamento de todos os usuários das vias e sempre valorizar a vida e respeito uns com os outros", ressalta.

Apesar do bom resultado, campanhas de conscientização e ações de prevenção e repressão são fundamentais para que os registros sejam cada vez menores. “Todos os anos realizamos várias ações nas ruas, blitzes educativas e palestras em escolas. Este ano tivemos que pensar em outras formas de levar a informação para o público em geral e estamos todos empenhados para que este novo formato continue nos ajudando a fazer um trânsito mais seguro”, explica. Para isso ele conta com o desempenho da equipe da Guarda Municipal, dos Agentes de Trânsito que há vários anos contribuem na produção, execução de peças teatrais encenadas nas escolas e empresas e apresentações nas ruas.

De Minas
De janeiro a julho deste ano, Minas Gerais registrou 122.310 acidentes de trânsito - 21,51% a menos do que no mesmo período de 2019, quando houve 155.821 ocorrências. Se comparado o número de acidentes em que há ao menos uma vítima, a queda chega a 24,11%, sendo 45.353 registros em 2019 e 34.419 em 2020. Os acidentes envolvendo motocicletas também caíram. Foram 29.147 ocorrências entre janeiro e julho de 2019, contra 22.563 no mesmo período deste ano (-22,59%). Além disso, o número de pedestres vítimas de acidente de trânsito apresentou redução de 35,93%, saindo de 5.007 registros em 2019, para 3.208 em 2020. 

Apesar do bom resultado, campanhas de conscientização e ações de prevenção e repressão são fundamentais para que os registros sejam cada vez menores. A fiscalização será intensificada ao longo de toda a semana, com a operação integrada da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, coordenada pelar e promover um trânsito mais seguro junto à sociedade. Em Minas, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A previsão é que cerca de 70 municípios mineiros, tenham ações simultâneas de combate à alcoolemia no trânsito.