COVID-19

Paraíso chega a 550 casos confirmados de coronavírus e 481 recuperados

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 22-09-2020 18:19 | 777
Foto de Reprodução

Os números relativos a Covid-19 em São Sebastião do Paraíso sofreram novo aumento. Conforme dados divulgados pela Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso na tarde desta terça-feira (22/9), já são 550 confirmações, dos quais 481 casos são referentes a pacientes que já se recuperaram. Há ainda 48 pacientes em isolamento domiciliar.

Conforme os números, oito pacientes que testaram positivo para a doença, estão internados, além de 12 pacientes que ainda não foram testados. Há também 13 óbitos confirmados em decorrência da doença, além de quatro outros óbitos que estão sendo investigados.

Em Paraíso já foram registrados 2.647 casos suspeitos. Deste número, 374 casos estão sendo monitorados, 288 foram descartados, além de outros casos suspeitos que também passaram pelo isolamento domiciliar.

Em relação ao número de internações, há na enfermaria 23 pacientes,  entre eles 18 paraisenses e cinco pacientes da microrregião, representando uma taxa de ocupação de 48,93%. Já na UTI há quatro pacientes internados, dois paraisenses e dois da microrregião, representando uma taxa de ocupação de 20%.

REGIÃO
As prefeituras da região também registraram aumento no número de casos em relação à última edição em que o Jornal do Sudoeste publicou os números. No município de Monte Santo de Minas são 113 casos confirmados, entre eles dois óbitos, 103 recuperados e sete em isolamento domiciliar. Há ainda um caso em internação, além de três outras que estão sendo investigadas.

Em São Tomás de Aquino foram confirmados 31 casos, dos quais 26 já se recuperaram e quatro estão em isolamento. Também foi registrado um óbito no município aquinense e notificados 264 casos suspeitos dos quais 59 deram resultados negativos, 27 foram descartados e 135 passaram pelo isolamento domiciliar.

Em Itamogi foram confirmados outros dois novos casos da doença. De acordo com o balanço publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itamogi, são 42 confirmações, entre elas um óbito. Deste número, 37 pacientes já se recuperam e quatro estão em isolamento, além de outros 16 casos suspeitos. No total, 176 casos foram notificados.

Em Jacuí, também houve aumento da doença, chegando a 28 casos da Covid-19, entre eles dois óbitos. Dos casos confirmados, 10 já se recuperaram e 16 estão em isolamento domiciliar. Há ainda 32 casos em investigação, dos quais dois também estão internados e 30 estão em isolamento.

MINAS GERAIS
Em Minas já foram notificados à Secretaria do Estado de Saúde Minas Gerais, 273.233 casos suspeitos, dos quais 239.717 casos são recuperados. Atualmente, 23.752 casos estão sendo acompanhados e 6.764 óbitos foram causados pela evolução da doença.

AUMENTO NOS NÚMEROS
Na última semana, Paraíso experimentou um aumento expressivo no número de novos casos confirmados da Covid no município, batendo, inclusive, o recorde nos números de óbito provocados pela doença, tendo sido registrados cinco casos, todas vítimas com mais de 60 anos.

Após ter atingido um pico de 64 novos casos entre os dias 31 de agosto a 5 de setembro, os números sofreram queda entre os dias 8 a 11 de setembro, quando se registrou 43 novos casos, para só então subir na semana seguinte: com 57 novos confirmações.

Na segunda-feira (21/9), em coletiva de imprensa realizada remotamente, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, falou sobre os planos do Estado para os leitos abertos durante esse período. De acordo com ele, para garantir assistência aos pacientes com Covid-19 em Minas, foi realizada uma expansão muito grande no número de leitos, acima do que seriam as demandas que há em situações normais no estado.

“Então, isso será avaliado progressivamente, para que possamos definir onde será preciso manter esses novos leitos, bem como quais seriam as características de cada de cada um”, informou o secretário. Segundo divulgado pela SES-MG, atualmente estão cadastrados no SUS fácil, em Minas Gerais, 20.922 leitos de enfermaria e 3.902 leitos de UTI. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 63,95% e de leitos de enfermaria está em 60,81%.

Ainda, de acordo com Carlos Eduardo Amaral, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-MG) e o Ministério da Saúde (MS) estão buscando formas de ação conjunta, principalmente no que tange ao financiamento desses leitos no futuro. Por fim, o secretário destacou que é preciso manter as medidas de segurança para não se propagar a doença, fazendo o uso de máscara e álcool em gel.