IDEB TRANSFORMAÇÃO

Escola Benedito Ferreira Calafiori ganha prêmio Ideb Transformação

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 23-09-2020 07:33 | 1067
Para concorrer à premiação, a escola deve ter nota do Ideb igual ou superior a 80%
Para concorrer à premiação, a escola deve ter nota do Ideb igual ou superior a 80% Foto de Divulgação

A Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, de São Sebastião do Paraíso, é uma das 125 unidades contempladas com o prêmio "Ideb Transformação". São estabelecimentos que se destacaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O prêmio foi instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

A edição atual do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado semana passada mostrou que Minas Gerais alcançou sua maior nota no índice, considerando o Ensino Médio. Os resultados são fruto da dedicação e do empenho de gestores, professores, alunos e famílias. A lista com os nomes das unidades contempladas foi publicada na última sexta-feira,18, na página 18, no Diário Oficial de Minas Gerais.

Todas as 125 unidades de ensino contempladas demonstraram eficiência e muita dedicação e, por isso, serão homenageadas publicamente. Devido à pandemia, a cerimônia, que ocorre nos dias 21, 22 e 23 de setembro, está sendo feita de forma on-line e abrange escolas dos ensinos Fundamental e Médio. A lista completa está publicada, na página 18, da edição desta sexta-feira do Diário Oficial de Minas Gerais.

A E.E. Benedito Ferreira Calafiori (Ditão) foi destaque no Ensino Médio Regular com nota 5,0. Também de Paraíso nesta categoria pontuaram as escolas do estado Paula Frassinetti (4,0), Ana Cândida de Figueiredo (4,2) e Clóvis Salgado (3,9). O "Ditão" também obteve nota 6,3 no Ensino Fundamental Regular, Anos Finais.

Para concorrer à premiação, a escola deve ter nota do Ideb e taxa de participação no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) igual ou superior a 80%. Serão considerados como critérios de desempate: taxa de participação da escola no nível de ensino, taxa de participação da escola em todos os níveis de ensino; e o indicador de desempenho no nível de ensino. Estão sendo premiadas dez escolas por nível de ensino.

Prêmio
O Prêmio "Ideb Transformação" tem o objetivo reconhecer publicamente as escolas públicas estaduais que se destacaram no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Ideb. A resolução que instituiu o Prêmio foi publicada na quinta-feira,17. As escolas serão premiadas em cinco categorias: Ideb; Variação do Ideb; Desempenho na avaliação Saeb; Variação de desempenho nas duas últimas edições do Saeb; e Gestão.

Os resultados do Ideb mostraram que, após três edições seguidas de queda, Minas Gerais inverteu a tendência e, além de recuperar a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio, também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência. Trata-se do maior salto no ensino médio na história do Ideb no estado de Minas Gerais nos últimos anos.