LEITURA ON LINE

Live motiva estudantes no projeto “A magia da leitura on line off line”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 05-10-2020 09:13 | 380
Durante a live alunos conheceram detalhes sobre o mundo literário, os escritores e personagens
Durante a live alunos conheceram detalhes sobre o mundo literário, os escritores e personagens Foto de Divulgação

Alunos da professora Ana Maria Folhas, do Cesec “Alda Polastre”, em São Sebastião do Paraíso estão vencendo o desafio de enriquecer o vocabulário e expandir os conhecimentos sócios culturais. Mesmo em tempo de pandemia do COVID-19, onde as aulas presenciais foram suprimidas das escolas, com bastante criatividade e utilizando-se das ferramentas disponíveis a proposta de trabalho desenvolvida conseguiu romper as barreiras do distanciamento. A realização e participação de uma live com a professora Marília Neves, possibilitou um amplo debate virtual coroando de êxito o projeto.

De acordo com a professora Ana Maria a origem do projeto surgiu da preocupação dela com a leitura dos alunos a partir do momento em que as aulas presenciais foram suspensas, em função da pandemia. “Convidei a especialista do CESEC, Isabel Albieri e também a bibliotecária, Miriam de Brito, para este trabalho”, descreve. Juntas elas pensaram desde o nome do projeto, nos incentivos aos alunos, nas pontuações e brindes. Em seguida a também bibliotecária Patrícia Mafra passou a compor a equipe de atuação.

Além de trabalhar aspectos de Literatura e Língua Portuguesa as professoras ainda deixaram em aberto espaço para que a questão da interdisciplinaridade pudesse ser desenvolvida com outros educadores da escola. Se o objetivo geral é o de oportunizar aos jovens e adultos o acesso a diversos gêneros literários, a iniciativa foca como meta específica em questões como criar o hábito de ler, ampliar o vocabulário, melhorar a escrita, expandir conhecimentos gerais. Os resultados superam as expectativas conta Ana Maria. “Como estamos vivenciando um tempo de pandemia, o trabalho nosso não para e nada mais justo fazer algo para estimular nossos alunos, como está sendo feito”, completa.

A realização da live com a presença da professora Marília Neves foi um dos altos do projeto. O encontro virtual aconteceu no dia 24 de setembro, oportunidade em que a escritora falou sobre a importância da leitura, comentou sobre vários personagens e famosos escritores da literatura brasileira. Ela destacou a magia e os encantos do mundo literário e o quanto a atividade contribui para a formação de pessoas sábias e cultas.

Para o estudante César Aparecido Nascimento, aluno da professora Ana Maria Folhas, a participação no projeto foi muito importante. “Através deste projeto ‘A Magia da Leitura On line e off line’ pudemos assistir e participar de uma maravilhosa live e acompanhar um pouco do trabalho da professora Marília Neves”, disse.  Satisfeito, ele se disse impressionado pela dedicação da professora o que desperta nele e em outros alunos o gosto pela literatura. “Ela citou nomes de vários escritores que gosto como Machado de Assis, Monteiro Lobato, desperta em nós o desejo de ser espelho deles”, completa.

No desenvolvimento do trabalho consta que o projeto estará disponível para os discentes em cada componente curricular que estejam matriculados. Os alunos leram pelo menos um livro do projeto “On line ou off line”, disponibiliza-dos pelas professoras de uso da biblioteca, Miriam e Patrícia e divulgados pelas professoras regentes de turma. A conclusão é de que o hábito da leitura envolve diferentes áreas do conhecimento, não somente a Língua Portuguesa, pois, faz com que o aluno desenvolva o senso crítico, sendo agente transformador do mundo onde ele está inserido.

No período de julho a agosto houve a apresentação dos livros aos grupos para a leitura. Em setembro foi realizada a segunda etapa com a organização de uma live e participação da professora e escritora Marília Neves.

O calendário ainda prevê outras etapas com depoimentos de alunos a partir de outubro. Em novembro haverá apresentação de trabalhos e a culminância do projeto com o sorteio de duas cestas de guloseimas.