CURTAS DA EDIÇÃO 2447

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-10-2020 09:00 | 198
Foto de Reprodução

Mais segurança
Doação feita pelo Sicoob Nossocrédito ao 43.º Batalhão da Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso, de equipamentos eletrônicos para monitoramento, sendo câmeras e mesa de estruturação e acompanhamento, deu vida nova ao Projeto “Olho Vivo”. Além de Paraíso outros municípios onde o Sicoob Nossocrédito têm agências, foram contemplados. Dotado de nova tecnologia, o equipamento permite a gravação de imagens pelo período de 30 dias. As comunidades agradecem.

Praças fechadas
Na tarde desta sexta-feira (9/10), funcionários municipais recoloram gradis impedindo o acesso de pessoas às praças em São Sebastião do Paraíso. No início do período da pandemia houve a colocação, retirou-se quando acreditava-se que a situação controlada. Com o aumento de casos de contaminação registrados nos últimos dias, a proposta é evitar aglomerações, e as praças voltam ser fechadas.

Fiscalização
A Prefeitura de Paraíso está anunciando a retomada da intensificação das fiscalizações referente ao cumprimento das regras de prevenção ao coronavírus. Na realidade nem deveria ter afrouxado. Com índice de casos crescente e com o feriado prolongado, certamente haverá um risco muito maior de os índices de contaminação se tornarem ainda maiores, já que a cidade recebe visitantes de diversos lugares. O resultado poderá ser conferido nas próximas semanas.

Horário Político
Na sexta-feira, 9, teve início a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A exibição será feita até o dia 12 de novembro. Apenas os candidatos a prefeito terão direito aos programas em blocos, que serão veiculados em dois períodos de 10 minutos cada. A regra existe desde 2016. No rádio, a transmissão acontecerá das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, a exibição será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já as inserções ao longo da programação das emissoras somarão 70 minutos diários, sendo 42 para os candidatos a prefeito e 28 para os candidatos a vereador. Elas serão transmitidas entre 5h e 24h.

Sem surpresas
Quem esperava por novidades na campanha política com início da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, na sexta-feira,9, ficou uma vez mais decepcionado. O tempo muito curto para a maioria dos candidatos vai obrigar os marqueteiros e pensadores a fazer verdadeiros milagres para expor algum conteúdo útil. Este primeiro momento é de apresentação de mostrar quem é quem. Nos próximos dias a coisa muda e a expectativa é ver quais serão as propostas defendidas, os pontos de vistas sobre os problemas que afligem a população e principalmente como solucionar.

Ordem
A ordem das apresentações dos candidatos foi feita por sorteio em reunião ocorrida semana passada entre representantes dos partidos, emissoras e representantes da Justiça Eleitoral. No primeiro dia os candidatos se apresentaram na seguinte ordem: Valdir do Prado, Gender, Bira, Rafael Bananinha, Marcelo Morais e Reminho Aloise. Para os próximos dias eles vão se revezar no ordenamento até voltar a sequência desta data e assim prosseguirá até o término da campanha. Detalhe que chamou atenção é que teve candidato que não falou nem bom dia, nem citou o nome e focou a divulgação no jingle que destaca apenas o número. Isso é otimizar o tempo e o espaço. 

Acidente
O vereador Luiz de Paula, tem batido insistentemente na tecla de que alguma coisa precisa ser feita no acesso ao Condomínio Campo Alegre. Nesta semana mais um grave acidente foi registrado no local e quase acabou em tragédia. No início da semana, Luiz já havia comentado sobre as cobranças que tem feito junto ao Departamento de Estradas de Rodagem, órgão responsável pelo trecho. Não é por falta de ofício. Detalhe que apesar da boa vontade do legislador, uma andorinha sozinha não faz verão. Lideranças deveriam se unir e juntas cobrar providências práticas antes que algo mais grave aconteça.

Repasse
Os cofres municipais receberam na sexta-feira, 9 de outubro, o repasse do primeiro decêndio de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já com o desconto da retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o valor total corresponde a R$ 837.891,57. Em valores brutos, ou seja, incluindo o Fundeb, o valor é de R$1.309.205,58 .De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), comparado ao mesmo período do ano passado, o valor apresenta crescimento de 26,15%.Já com relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando um cenário negativo, devido ao impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19), com queda de 6,66%. 

Preparativos
Cada um dos quase 16 milhões de eleitores mineiros, mais de 177 mil mesários e cerca de 51 mil colaboradores pode ficar tranquilo, porque os itens doados à Justiça Eleitoral para garantir a proteção de todos contra o novo coronavírus no dia das eleições municipais já estão sendo enviados para as 304 zonas eleitorais mineiras, para serem utilizados nos 853 municípios mineiros nas Eleições 2020.O Tribunal recebeu 17 carretas, que trouxeram cerca de 2 milhões e 240 mil itens, incluindo, por exemplo, mais de 1 milhão e 200 mil máscaras, 232 mil frascos de álcool em gel de 215 ml (para mesários e apoio logístico), 201 mil frascos de álcool em gel de 500ml (para as seções eleitorais) e 236 mil protetores faciais. Além dos materiais doados, há itens de limpeza adquiridos pelo TRE, como vassouras e papel toalha.