CURTAS DA EDIÇÃO 2448

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-10-2020 10:10 | 757
Foto de Reprodução

Boas novas
Publicação do Diário Oficial da União do último dia 9 de outubro apresentou Portaria nº 292, com data de 8 de outubro em que o secretário de regulação e supervisão da Educação Superior, Danilo Dupas Ribeiro, autoriza o funcionamento do curso de Psicologia, na Libertas Faculdades Integradas, em São Sebastião do Paraíso. Inicialmente serão disponibilizadas 50 vagas a funcionar na sede da Avenida Wenceslau Brás 1018. A instituição deverá protocolar nos próximos dias pedido de reconhecimento do respectivo curso. 

Não decola
O que não decolou até agora é a campanha eleitoral no rádio e na TV que neste novo formato não consegue prender a atenção do eleitorado. É muito pouco tempo para expor uma ideia e apresentar uma proposta. Dai com prazo reduzido para se apresentar é que se percebe o se vira nos 30 e cada um faz o que pode.

Mais atrativa
O ideal seria igualdade de tempo para todos e apenas dois ou três candidatos a prefeito por dia. Certamente seria mais proveitoso e interessante para que o eleitor faça uma leitura mais precisa do que está sendo proposto. Até aqui da maneira como está parece mais uma grande perda de tempo. 

Contas
Candidatos têm queixado da dificuldade imposta por agências bancárias em São Sebastião do Paraíso, para a abertura de contas de campanha, determinadas pela lei eleitoral. A abertura deve ser solicitada até dez dias após a concessão do CNPJ pela Secretaria da Receita Federal ao candidato (a). E as instituições financeiras devem realizar a abertura da conta em até três dias úteis a partir do pedido. No entanto, alguns bancos têm negado a abertura, outros limitam o atendimento a três candidatos por dia, além de outros descasos. Até boletim de ocorrência já foi lavrado por conta desse tratamento.

Não pode
Por meio de ofício enviado aos Tribunais Regionais Eleitorais, o TSE informou que as contas de campanha não podem ser abertas em cooperativas de crédito. A orientação está em Nota Informativa do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR) do Banco Central do Brasil. É oportuno lembrar que cooperativas de crédito em São Sebastião do Paraíso têm desenvolvido elogiável trabalho. Recentemente participaram ativamente oferecendo a premiação na Campanha para a Revitalização do Comércio Paraisense, promovido pela ACISSP.

Inconsequentes
No fim de semana o que mais se ouviu foram questionamentos de pessoas em relação a intensificação das fiscalizações nos bares, lanchonetes, restaurantes e afins. Ninguém parece ficar satisfeito, mesmo com o aumento da quantidade de casos. Se fiscaliza, reclamam, se não tem fiscalização, há reclamações também, não existe consenso. O que se percebe é que a maioria quer voltar à força para a normalidade como se nada estivesse acontecendo. Todo o cuidado é necessário, e medidas adotadas devem ser cumpridas.

Aniversário
Paraíso aproxima-se de mais um aniversário de fundação do município, e neste ano em função da pandemia do coronavírus vai ficando sem nenhuma festividade. Nadinha para comemorar. Foi-se o tempo em que o mês de outubro era recheado de eventos e programação ampla para festejar a data querida da cidade. Em um ano anterior, mesmo sem pandemia, os festejos, desfiles e apresentações foram cancelados com a alegação de falta de recursos. Agora a justificativa é o coronavírus.

Bicentenário
E quando se fala em comemoração, ano que vem São Sebastião do Paraíso chega ao seu bicentenário, data expressiva, marcante, e preparativos já deveriam estar em andamento. Algo planejado, sem improvisações, ou de última hora, apenas para cumprir calendário. A população merece comemoração digna, sendo também forma respeitosa de agradecer àqueles que contribuíram e contribuem, para se chegar a 200 anos.

UFLA
Dentro de mais algumas semanas vão fazer quatro anos que aconteceu no gabinete do prefeito de São Sebastião do Paraíso a primeira reunião para a instalação do Campus Paraíso, da Universidade Federal de Lavras, na cidade. Conforme alegado, mudanças no Governo Federal, a princípio foi empecilho para a designação de professores. Depois veio a pandemia que também provocou mudanças nos planos iniciais. De qualquer forma boa parte do campus foi construído. Ficou para trás, o que deveria ser feito por construtora que não deu conta, e desistiu da obra. Mais dia, menos dia a UFLA irá funcionar em Paraíso. Tomara, não demore muito.

Audiência Pública
Foram cerca de 40 pessoas, quase a totalidade das 50 vagas disponibilizadas, que compareceram a audiência pública ocorrida semana passada na Câmara de Paraíso. O evento contou com a presença de músicos, atores, capitães de Congo, Moçambique e Folias de Reis, empresários e outros representantes da classe artística, que participaram da reunião que tratou sobre a aplicação dos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc em São Sebastião do Paraíso. O projeto de lei em debate autoriza a abertura de créditos adicionais especiais no orçamento do município para receber os R$ 508.897,94 que serão distribuídos para o setor cultural, muito afetado pela pandemia do novo coronavírus.

Extraordinária
Devido ao feriado na última segunda-feira,12 de outubro, Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, vereadores não tiveram a reunião ordinária. No entanto, uma sessão extraordinária foi previamente agendada às 15 horas de ontem, terça-feira,14, para deliberação agilizada do projeto. A expectativa era de que os recursos federais fossem disponibilizados para Paraíso até domingo, 11 de outubro. A partir da data de chegada do dinheiro, a Prefeitura tem até 60 dias para publicar os editais para participação dos artistas.