199 ANOS DE PARAÍSO

O Fordinho da Cantieri

Por: Redação | Categoria: Cidades | 27-10-2020 12:22 | 464
Fordinho Cantieri em 1944
Fordinho Cantieri em 1944 Foto de Reprodução

Pessoal, vocês sabem que o Grupo Cantieri tem uma história de quase 100 anos. Uma trajetória que atravessa gerações com a marca do trabalho árduo, compromisso com seus clientes, preservando valores fundamentais. Para comemorar sua permanente evolução, a empresa restaurou inteiramente seu primeiro caminhão, um raro modelo Ford 1934, importado dos Estados Unidos, e que significou na época um extraordinário avanço. Na década de 30 era possível contar nos dedos os veículos da cidade, e este foi o primeiro caminhão de seis rodas de Paraíso, sede da empresa.

O Fordinho da Cantieri, como é carinhosamente conhecido, deu ânimo novo para os fundadores e trabalhadores da empresa, que transportavam pedras britadas em carroças. Foi também um divisor de águas, mostrando desde então a visão de futuro da Cantieri. O velho Fordinho trabalhou duro entre 1934 até 1969, depois ainda continuou na ativa até 1977, em trabalhos internos na Pedreira. Carregava até 2.500 quilos. Agora aposentado, o Fordinho ganhou vida nova com a restauração.

Foram três anos para deixar como novo o velho caminhão, com peças originais importadas dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, recuperação total do motor V8 a gasolina, funilaria e pintura, um esforço da Cantieri para manter viva a memória e os valores que a empresa cultiva desde sua fundação e que são pilares para seu futuro. O Fordinho 1934 é um ícone dessa evolução. Entrou para a história da Cantieri, e está na história da construção civil na região.
Paulo H. Delfante