IDEIAS EM DEBATE

Votar e ser votado

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 24-10-2020 16:43 | 115
José Maria Malaguti
José Maria Malaguti Foto de Reprodução

A participação em uma eleição através do voto, é o mínimo que se deve exigir de cada cidadão numa democracia.

Antes de tudo é necessário que cada indivíduo tenha consciência do significado do ato de votar, lembrando-se que no momento em que vota está utilizando um dos principais instrumentos de que dispõe para exercer influência.

Assim, para que não seja desperdiçada esta oportunidade o eleitor deve procurar o candidato que mais corresponde aos seus pontos de vista e que esteja mais preparado para exercer as funções para os quais está sendo feita a escolha.

A escolha consciente exige do eleitor que procure obter previamente o máximo de informações: deverá saber as atividades que cada candidato já desenvolveu, sobre o preparo de cada um para desenvolver as funções que disputa, sobre a coragem para enfrentar oposições, sobre a firmeza moral do candidato para resistir à corrupções; sobre disposição e disponibilidade para realmente representar o povo e principalmente sobre a honestidade do candidato.

A rigor, estas condições são necessárias para o candidato que se proponha a um cargo público. A pessoa que quer se candidatar precisa ter um pouco de consciência, luma boa noção do que poderá e deverá fazer, se for escolhido para representar o povo.

É razoável exigir dos candidatos um pouco de preparo intelectual, para que possa compreender o significado das propostas em discussões e que possam fazer propostas bem elaboradas e convenientes ao interesse público.

José Maria Malaguti.