QUEDA

Minas Gerais registra queda em número de surtos de covid-19

Por: Redação | Categoria: Saúde | 24-10-2020 16:50 | 139
Foto de Reprodução

Depois de já ter registrado 96 surtos causados pelo vírus no estado em uma única semana de julho, Minas, progressivamente, registra queda nesse tipo de notificação, chegando a três registros de surtos na última semana epidemiológica.

A diminuição do número de surtos está entre os fatores que apontam para uma redução da infecção pela covid-19, o que, segundo as autoridades sanitárias, reforça um cenário de controle da doença no estado.

“Pode-se definir surto como um caso confirmado, seguido de mais dois casos confirmados (assintomático ou sintomático) com vínculo epidemiológico em um ambiente restrito”, explica a coordenadora da Sala de Situação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eva Lídia Medeiros. A diferença observada neste momento, de acordo com o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, mostra a tendência de redução da epidemia em Minas. “Os surtos demonstram ampliação no número de casos e um alastramento da epidemia. Essa queda significa que estamos tendo um controle progressivo da doença”, diz.

A redução dos surtos não é o único fator que sinaliza a tendência de queda da transmissão da covid-19 em Minas. Além desse indicador, a taxa de transmissão (RT) está abaixo de 1 nos últimos sete dias, a ocupação de leitos está abaixo de 60% e o número de óbitos registrados no estado também está queda.
(Central de Imprensa)