RECUPERADO COVID

Após lutar 60 dias pela vida, paciente de 62 anos se recupera da Covid-19

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 29-10-2020 15:54 | 2820
Foto de Nelson Duarte/Jornal do Sudoeste

A história do senhor Itamar de Souza e Silva, de 62 anos, que ficou 60 dias internado na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, lutando contra as complicações da Covid-19, terminou com um final feliz. Ele e a esposa, Nelina Joaquim Mendes Silva, puderam voltar para casa na tarde desta quinta (29/10), cercados da família e aliviados por terem superado a doença.

O casal reside em Pratápolis, e Itamar começou a apresentar complicações em seu quadro respiratório ainda quando estava em casa, em agosto. Após ser encaminhado para o serviço de saúde do seu município, com agravamento do seu quadro respiratório, foi diagnosticado como positivo para a Covid-19, tendo apresentado complicações e encaminhado para a Santa Casa de Paraíso.

Uma semana depois sua esposa, dona Nelina, também foi diagnosticada e chegou a ficar internada cerca de 10 dias, mas logo teve alta, todavia, não foi o destino do seu marido, que começou a apresentar complicações, principalmente em relação a infecções secundárias.

De acordo com o médico que assinou sua alta na tarde desta quinta-feira (29/10), Silvio Henrique Azevedo Santos, quando o paciente chegou à Santa Casa, em 28 de agosto, encaminhado pelo Hospital de Pratápolis, estava com quadro de saúde agravado, tendo sido realizados vários exames que comprovaram a infecção pelo coronavírus.

Inicialmente, Itamar foi internado na enfermaria da Covid, mas no segundo dia apresentou complicações em seu quadro de saúde tendo sido transferido para a UTI, onde ficou cerca de cinco dias, mas apesar da situação, não precisou ser entubado. “Porém, ele precisou de alto fluxo de oxigênio e o que mais atrapalhou em sua recuperação foi a ansiedade. Seu psicológico ficou muito afetado”, explica o médico.

O médico conta que durante o processo de recuperação, surgiram infecções secundárias que precisaram também ser tratadas, e que o risco de óbito do paciente era muito alto. “Ele ficou dependente do oxigênio, se tentássemos tirar, ele logo apresentava grande falta de ar e cansaço. Além disso, estava com o pulmão comprometido e susceptível a novas infecções. Todavia, passados dois meses, hoje ele recebe alta hospitalar e vai poder voltar para casa”, acrescenta.

Conforme o médico, poder assistir a esse paciente, que após tanto lutar pela vida se recupera, é motivo de muita alegria para toda a equipe da Santa Casa. “Foi um paciente que apresentou estado grave e graças a Deus hoje recebe sua alta. Ele agora passará por um período de recuperação em casa e continuará sendo acompanhado. Para nós, é uma satisfação grande poder entregar esse paciente para a família. Temos visto o aumento dos casos de Covid em Paraíso, muitos idosos contaminados. Aqui, temos momentos de tristeza, mas de alegria também, o que dá um grande ânimo para toda a equipe”, completa o médico.

Para o filho de Itamar e Nelina, Eder Mendes Silva, receber a confirmação que seus pais foram contaminados pela doença, em um primeiro momento deixou toda a família abalada. “Víamos na TV que a Covid estava se espalhando, mas nunca esperávamos acontecer na própria família, só consegue entender quem sentiu na pele, e tudo isso nos deixaou bastante assustados. Poder levar meu pai para casa, depois de 60 dias internado, é um alívio imenso. Graças a Deus e à equipe da Santa Casa que o acolheu e o tratou, hoje ele pode voltar para a família”, finaliza.

Dr. Silvio Henrique Azevedo Santos