VACINAÇÃO

Campanhas de vacinação contra pólio e multivacinação vão até sexta

Também está sendo realizada campanha contra sarampo, que acontece até sábado (31/10)
Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 29-10-2020 15:05 | 352
Foto de Reprodução

As campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação se encerram nesta sexta-feira (30/10) e os pais devem estar atentos para não perderem o prazo. Por hora, ainda não há expectativa para prorrogação da campanha e os agendamentos devem ser feitos pelos telefones 3539-1080 ou 988687981. Além disto, o Estado também promove até o dia 31, a 4ª fase da campanha de vacinação contra o sarampo, para pessoas com idades entre 20 a 49 anos.

A campanha contra a poliomielite é destinada a crianças até 5 anos, e é de extrema importância para manter a criança imune contra a doença. Diante disto, os órgãos de saúde têm orientado a população a procurar as salas de vacinação, mesmo diante da pandemia. Em Paraíso, por orientação do Ministério Público, os atendimentos estão sendo feitos por meio de agendamento, mas também há o atendimento de demanda espontânea.

Além da vacinação contra a pólio, também será realizada a multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, que devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

De acordo com a coordenadora da Vacinação em São Sebastião do Paraíso, Paulina de Souza,  a procura tem sido bem grande. “Apesar da pandemia, muitos pais têm nos procurado e estamos trabalhando com os agendamentos mediante orientação do MP. Mas também estamos atendendo algumas demandas espontâneas. Muita gente que deixou de vacinar por conta da pandemia, está nos procurando para acertar o cartão”, destaca.

Pais ou responsáveis devem procurar o Posto de Puericultura e agendar a vacinação de seus filhos. Além dos Posto de Puericultura, a vacinação também acontece nas salas de vacinação de Guardinha, São Judas, Vila Formosa e Unidade de Saúde São Pedro.

SARAMPO
Também está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, até o dia 31 de outubro, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Essa tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada. A meta é imunizar certa de 8.964.626 pessoas em Minas Gerais.