APC

Um olhar para tudo

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 28-10-2020 01:53 | 528
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

Nada, nada pode explicar o poder fascinante de um olhar. Através dos olhos dizemos tudo e, às vezes, não dizemos nada. Quem não compreende um olhar, de nada adiantará uma longa explicação.

Quando criança, meus pais me davam a mensagem pelo olhar. Era assim. E bastava para a compreensão, senão... Aceitávamos na hora, principalmente se era durante uma visita, um passeio ou alhures.  

A forma como olhamos ao nosso redor e ao nosso mundo pode mudar tudo. “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás, mas só pode ser vivida, olhando-se para frente”. (Sóren Kierkergaard – filósofo dinamarquês considerado o fundador do existencialismo).

Num olhar para trás, no arquivo de minhas lembranças, meus olhos ‘descobrem’ um passado que está cada vez mais presente: pessoas, as quais importaram muito na nossa vida, e fizeram o que tinha que ser feito e partiram.

São tantas, que não me arrisco citar nomes, porém, afirmo categoricamente, é um tipo de gente que vai escasseando nestes tristes e alegres tempos modernos, pessoas que não perdiam de vista o horizonte da fraternidade. Apesar de tudo isso, raciocino como “Quanto mais longe consigamos olhar para trás, mais longe você verá para frente”. (Winston Churchill – político britânico, ex-primeiro-ministro do Reino Unido).

Um olhar pode reverter ou ampliar muito mais do que qualquer outra forma de linguagem. Às vezes, um olhar revela a nossa verdadeira essência e o sorriso esconde nossas maiores tristezas. (O Pensador). Nada substitui um olhar. 

Fernando de Miranda Jorge 
Acadêmico Correspondente da APC
Jacuí,/MG
fmjor31@gmail.com