ACELERANDO AS VENDAS

Os benefícios do Planejamento Estratégico

Muitas empresas patinam há anos pela falta de um plano de melhoria dos resultados.
Por: James Warley | Categoria: Comércio | 28-10-2020 01:11 | 146
Foto de Reprodução

Imagine seguir por um caminho cujo destino seja desconhecido ou incerto. De outro modo, sabendo aonde quer chegar, quais seriam as consequências de trilhar por uma estrada que o levaria para outro lugar?

É assim que grande parte dos empresários ainda administra seus negócios.

A falta de planejamento provoca omissões ou erros frequentes, pois a melhoria ou novas ações e processos deixam de ser alinhados com a equipe responsável pela execução. Resultados financeiros insatisfatórios, em muitos casos, deve-se à pouca dedicação dos gestores ao seu plano estratégico. O cenário econômico, às vezes, também prejudica, mas e quando encontramos concorrentes crescendo na mesma crise?

Por essas e outras razões, você precisa entender, de uma vez por todas, a finalidade e os benefícios de um Planejamento Estratégico bem elaborado, com todas as ações assertivamente orientadas e com recursos para comprometimento dos coordenadores e responsáveis.

FINALIDADE
Em busca de um tesouro no meio de uma floresta, com perigos e riscos iminentes, você se sentiria mais tranquilo e seguro se contasse com a disponibilidade e um mapa bem detalhado, que lhe direcionasse toda a trajetória? Pois bem, esse tesouro é sua realização financeira, a floresta é o mercado em que você está atuando e o mapa é o Planejamento Estratégico. Para eficácia desse mapa, ele deve conter:

Modelo do negócio (segmentação de público-alvo, canais de venda, relacionamento com os clientes etc.); Missão, visão e valores; Análise de mercado e dos fatores internos e externos da empresa; Objetivos macros; Metas específicas; Planos estratégicos de ação e Indicadores para medir os resultados.

 

BENEFÍCIOS

São inúmeros os benefícios do Planejamento Estratégico que contribuem para o crescimento da sua organização. Pode ser aplicado em momentos diversos, inclusive para conquistar novos mercados ou superar crises financeiras. Confira alguns:

  • Otimiza a tomada de decisões: Todas as decisões são tomadas considerando o foco estratégico definido, ou seja, ideias que não estejam alinhadas com o planejado são adiadas ou descartadas, evitando desperdício de tempo e dinheiro;
  • Melhora o relacionamento com os clientes: Uma vez estruturada a estratégia de atração e relacionamento, as vendas aumentam e os serviços de atendimento e suporte geram melhores níveis de satisfação;
  • Ajuda a identificar oportunidades e ameaças: Entender as oportunidades do mercado a serem aproveitadas no tempo certo e prever eventuais ameaças para preparar as ações de mitigação do impacto, é muito vantajoso;
  • Melhora a comunicação interna: O compartilhamento dos objetivos, metas e filosofia da empresa promove a convergência de desejos, ideias, ações e alinhamento da equipe;
  • Auxilia as novas contratações: A adequação dos perfis às estratégias planejadas diminui erros na seleção de novos colaboradores, cuja implementação de novas técnicas e processos deve ser prevista etc.

O Planejamento Estratégico, obviamente, exige um esforço organizacional contínuo. Líderes e gerentes devem ser os condutores dessa jornada, mas o trabalho deve ser em conjunto, com muita colaboração e compartilhamento.

Solicite nossa apresentação para elaboração do planejamento para sua organização. Acesse nosso site idecorp.com.br.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br