PRORROGADAS

Campanhas de vacinação contra pólio, sarampo e de multivacinação são prorrogadas em Minas

No município, devido ao feriado de 20 de novembro, campanhas se encerram no dia 19
Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 31-10-2020 09:04 | 314
Foto de Reprodução

As campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite, Multivacinação e Sarampo foram prorrogadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) até o dia 20 de novembro. Em São Sebastião do Paraíso, as campanhas vão até o dia 19, devido ao feriado municipal do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Para não haver tumulto nas salas de vacinação os pais devem agendar o atendimento pelos telefones 3539-1080 ou 988687981, todavia, as salas de vacinação também estarão atendendo demandas espontâneas, mas os agendamentos têm preferência da fila de espera.

A campanha contra a poliomielite é destinada a crianças até 5 anos, e é de extrema importância para manter a criança imune contra a doença. Diante disto, os órgãos de saúde têm orientado a população a procurar as salas de vacinação, mesmo diante da pandemia. Em Paraíso, por orientação do Ministério Público, os atendimentos estão sendo feitos por meio de agendamento, mas também há o atendimento de demanda espontânea.

Além da vacinação contra a pólio, também será realizada a multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, que devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

De acordo com a coordenadora da Vacinação em São Sebastião do Paraíso, Paulina de Souza, apesar da pandemia, a procura tem sido bem grande. "Mesmo hoje (30/10), em baixo de chuva, os pais não têm faltado para que seus filhos sejam vacinados. Os agendamentos têm sido realizados mediante orientação do MP, mas também estamos atendendo algumas demandas espontâneas, e as encaixamos entre um agendamento e outro, já que estes têm preferência", destaca.

Para realizar a vacinação dos seus filhos, os pais devem procurar o Posto de Puericultura e agendar a vacinação por meio dos telefones mencionados acima. Além dos Posto de Puericultura, a vacinação também acontece nas salas de vacinação de Guardinha, São Judas, Vila Formosa e Unidade de Saúde São Pedro.

Concomitantemente as campanhas contra pólio e de multivacinação, também está sendo realizada a campanha de vacinação contra o sarampo, que também foi prorrogada.

Esta é a 4ª etapa da Campanha que tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada. Em Minas, a meta é imunizar certa de 8.964.626 de pessoas.