TONIN

Solidariedade ganhou ainda mais destaque e importância neste ano

Instituições sociais de Paraíso receberam ajuda para manter suas atividades e continuar apoiando famílias em situação de vulnerabilidade social
Por: Redação | Categoria: Cidades | 31-10-2020 08:57 | 434
Foto de Divulgação

Este ano, mais do que nunca, a solidariedade foi pauta recorrente e de extrema importância. O cenário de pandemia trouxe a instabilidade para economia e a situação ficou ainda mais complicada com as medidas de distanciamento social. Além da percepção do aumento de pessoas em condições de vulnerabilidade social por conta do desemprego, houve redução das atividades promovidas pelas instituições filantrópicas para arrecadação de doações.

Participar da comunidade é também estar atento as questões sociais das cidades. Por isso, o Tonin Supermercados e Superatacados investiu na solidariedade, dentro e fora das lojas. Nas unidades, diversas ações com a parceria dos clientes foram estimuladas, como a doação de alimentos, a doação de roupas e agasalhos e o Troco Solidário, em algumas cidades. O Tonin acredita que tão importante quanto doar é fazer com que outras pessoas despertem a empatia e o amor ao próximo, pois, se cada um fizer uma ação, mesmo que pequena, somada a outras, ela pode mudar a realidade de diversas famílias.

Para Fernando Alvarenga, provedor da Santa Casa de Paraíso, que recebe as doações dos clientes Tonin através do projeto Troco Solidário, é necessário valorizar as pessoas que estão na linha de frente dessa ação, no relacionamento com quem vai fazer a doação, e também quem doa.

“Faço um agradecimento especial aos colaboradores do Tonin que desempenham esse trabalho de arrecadação e aos clientes que são solidários e que, através da sua doação e da sua generosidade, ajudam tantas pessoas aqui no hospital. Que a gente possa continuar com essa parceria que é de grande valia. Esse dinheiro é importante para nós, pois conseguimos comprar medicamentos, materiais e equipamentos para Santa Casa, para o uso do SUS, para as pessoas que mais necessitam”, explica Alvarenga.

Desde o início do ano, ao todo, foram doados mais de 11 mil quilos de alimentos, além de produtos de limpeza, brinquedos, agasalhos, fraldas geriátricas e chinelos para diferentes entidades. Em Minas Gerais e São Paulo, hospitais e instituições sociais também receberam 1.900 litros de álcool em gel, que reforçaram a segurança e a saúde das pessoas neste momento de pandemia.

Em São Sebastião do Paraíso essa relação é ainda mais próxima. Além de contribuir pontualmente com instituições locais, a Rede é apoiadora de projetos como a Equoterapia, com quem contribui mensalmente no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. Em iniciativas independentes na cidade, foram doadas mais de 130 cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio das instituições filantrópicas, como Asilo São Vicente, Rotary, ACCa (Associação de Combate ao Câncer), Associação das Mulheres, Casa Menino Jesus, Creche Caic, Igreja Sion, Instituto Inclua e Associação Renascer para a Vida Norberto Silva Nunes.

Jerusa Colombaroli, da associação AmorEquo, responsável pela Equoterapia de Paraíso, conta que o projeto existe há 16 anos, e que, desde 2005, conta com o apoio da Rede Tonin. “Quando comecei, percebi que o nosso público-alvo é feito por pessoas muito carentes, sem poder aquisitivo. A Equoterapia tinha que se manter de alguma forma e eu fui buscar os parceiros que fizessem doações mensais para que a gente pudesse ter os praticantes em atendimento. O primeiro a abraçar a ideia foi o Tonin. Muitas pessoas querem fazer doações em coisas materiais, mas as instituições também precisam do dinheiro para pagar os profissionais”, conta Jerusa.

As entidades também contaram com a parceria do Tonin para promover eventos beneficentes, por meio do envio de produtos para o preparo de pizzas, feijoadas entre outros. Além disso, no início da crise sanitária, o Tonin participou das medidas de prevenção e controle da doença na cidade, doando 140 testes de covid-19 para a Santa Casa de Paraíso.

Norberto da Silva Nunes, que mantém a Associação Renascer para a Vida há 20 anos e realiza atualmente um trabalho de recuperação de 30 pessoas usuárias de substâncias psicoativas, destaca que o trabalho das instituições, muitas vezes, só é possível com a colaboração de grandes parceiros e também com a ajuda das pessoas da comunidade. “São pessoas assim que a gente tem que ter na sociedade, com vontade de ajudar ao próximo e aos que mais necessitam”, reforça Nunes sobre a importância do engajamento de todos nos projetos assistenciais de Paraíso.

O Tonin está presente em: Araçatuba, Araraquara, Araras, Birigui, Catanduva, Franca, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e São Sebastião do Paraíso.