BRASÍLIA

Adorável Mundo Novo

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 04-11-2020 15:50 | 92
Carlos Sobral Pinto e Thiago Amaral
Carlos Sobral Pinto e Thiago Amaral Foto de Reprodução

Adorável Mundo Novo
O presente nos preocupa, porém o futuro angustia mais. Que mundo emergirá dos pleitos democráticos de aqui e de lá?

Que sociedade surgirá no pós-pandemia? Quem seremos de corpo e de alma neste novo mundo que surge?

Nas ondas das incertezas, em meio ao oceano de dúvidas, há um caminho que traz tranquilidade. Se Deus não tivesse no controle já teríamos sucumbido às tempestades do hoje.

Que possamos tirar nossos olhos das ondas, e colocar nossos olhos nos Céus, na certeza de que o nosso mundo novo estará garantido em Deus sempre.
Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Festival de sopros
De 1º a 27 acontece, de forma totalmente virtual, a 11ª edição do Rio Winds Festival, maior evento de sopros do mundo. Entre os destaques estão um dos principais nomes oboé italiano/suíço, Omar Zoboli, pela terceira vez no Brasil. Considerado o “Paganini do oboé”, a banda de sopros nova-iorquina Kammermusiker, que percorreu o mundo com um repertório renascentista, e a Jazztopia, da Alemanha, também são destaques.

Seguro-desemprego
O PL 4950/20 prevê o pagamento de uma parcela extra do seguro-desemprego enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia. Atualmente, o benefício, que não deve ser menor que o salário mínimo, pode ser pago em três, quatro ou cinco parcelas mensais, dependendo do tempo que o trabalhador permaneceu no emprego. A proposta tramita na Câmara Federal.

Gastronomia
Apreciador da boa mesa, o empresário Claudio Castro é o novo crítico de gastronomia de o Diário do Rio. Ele escolheu restaurantes tradicionais de Copacabana, no Rio de Janeiro, como o Príncipe de Mônaco (criado em 1955, ano da campanha de JK à presidência da República), para escrever sua primeira coluna.

Bodas de Cereja
Thetis e o empresário e ex-deputado Mauro Magalhães celebraram 59 anos de casados numa comemoração em família, para evitar aglomeração nesse momento de pandemia. Brindaram a data em sua bela residência na Barra da Tijuca, onde nasceram seus cinco filhos, Mauro Henrique, Carlos Frederico, Marco Aurélio, Júlio Sérgio e Alexandre Otávio.

Riqueza...
Com as visitas presenciais suspensas desde março por conta da Covid-19, a Câmara Federal vai oferecer um novo tipo de visita às sextas-feiras. Serão passeios virtuais, por meio da plataforma Zoom. O visitante poderá percorrer, com a ajuda dos guias do programa “Visite o Congresso”, os espaços, como o Salão Nobre, o Salão Negro, o Salão Verde e o Plenário.

...arquitetônica
A exemplo da visita presencial, o passeio virtual transmite informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio arquitetônico e artístico do Palácio do Congresso Nacional, como as obras de Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

Conselheiro
Noca da Portela, o querido sambista, de 88 anos, recebeu, em sua casa, no bairro de Engenho de Dentro, a visita do advogado Carlos Sobral Pinto, neto do grande jurista, e aceitou o convite para integrar o Conselho em homenagem aos 127 anos do histórico defensor de presos políticos, durante a ditadura militar, e de Luis Carlos Prestes, no Estado Novo, de Getúlio Vargas. Durante o encontro, Noca deu de presente a Carlos sua biografia, lançada há dois anos, e recebeu uma linda lembrança, o raro exemplar do livro “Por que defendo os comunistas”, publicado pelo saudoso advogado em 1979.

A minuta do Conselho Sobral Pinto será apresentada no dia 12, uma semana depois do aniversário do querido patrono da democracia, que morreu em 30 de novembro de 1991, aos 98 anos.

Conselho Sobral Pinto
Personalidades como este colunista, Bernardo Cabral, Mauro Magalhães, Eduardo Costa, entre outros, estão na primeira lista de nomes  do Conselho Sobral Pinto, que será anunciada nesta quinta - data em que o grande jurista faria 127 -, pelo advogado Carlos Sobral Pinto (neto do histórico defensor dos Direitos Humanos), em live pelo Instagram, às 19h, com a mediação da advogada Julienne Freitas. Os outros nomes e a minuta da entidade serão divulgados no dia 10. “Meu avô é inesquecível. Teve papel importante na luta pela dignidade e pelos Direitos Humanos. Ele ia gostar muito de ver pessoas que representam o arco da sociedade brasileira como integrantes do Conselho Sobral Pinto. O próximo passo será a criação da Fundação que leva o seu nome”, disse Carlos. Na foto, Carlos Sobral Pinto com o meu neto, o advogado Thiago Amaral.

Terreno fértil
As tais lives de alguns sertanejos nos condomínios horizontais fechados de Goiânia viraram terreno fértil para o coronavírus. O motivo é a aglomeração no backstage dos shows, com dezenas de profissionais, como armadores de palco, iluminadores, maquiadores, câmeras, assistentes, pessoal de bufês, etc.

Aperfeiçoamento
A cirurgiã plástica goiana Gheisa Moura Leão Pinheiro ministra, em São Paulo, dia 23 próximo, workshop sobre fios de sustentação para pescoço e terço inferior. A conceituada médica é tida como número um de Goiás quando o assunto é harmonização facial. A carteira de pacientes de sua clínica Allure inclui os mais estrelados  sobrenomes que buscam interferências menos invasivas.

Índice do batom
Na contramão do que se imaginava, a indústria do batom vai bem, obrigada, apesar da máscara que esconde a boca. O crescimento nas vendas se repete em períodos de catástrofes, desde que foi criado, em 2001, o Lipstick Index, pelo presidente da gigante de cosméticos, Estée Lauder, Leonard Lauder. Dá para entender?

Sabor de Portugal
Os irmãos goianos, Paulo e Miguel Eugênio Riboli, da Riboli Representações, têm agora a exclusividade da marca de alimentos DaColônia, fabricados a partir de produtos cultivados com técnicas especiais desenvolvidas há três gerações no arquipélago português dos Açores.

RAICE
Em guerra
Na última sexta, os franceses acordaram como uma ressaca sem bebida. Depois de mais um ataque terrorista e mais vidas sacrificadas, as ruas em todo o país amanheceram vazias com um segundo confinamento. Neste outono frio e úmido, a França briga em duas guerras, como afirmou o presidente Emmanuel Macron (foto), uma contra o terrorismo e a outra contra o coronavírus.

Refém
A Organização Mundial do Comércio autorizou a União Europeia a aplicar sanções alfandegárias de quase 4 bilhões U$ em produtos americanos. Um novo episódio do conflito Boing-Airbus que dura 16 anos. A decisão faz eco à autorização da própria OMC dada há um ano aos EUA para sobretaxar os produtos europeus em 7,5 bilhões U$. Isso pode acabar numa escalada de novas retaliações. A indústria do vinho europeia “não pode ser refém deste conflito”, disse o diretor-geral da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), Pau Roca (foto). Em comunicado, ele pede às autoridades “para não poupar esforços a fim de limitar os fatores de estresse e facilitar a recuperação do setor que já foi fortemente afetado pela crise da Covid-19 e pelas mudanças climáticas”.

Queda na viticultura
Numa coletiva de imprensa online, Pau Roca, apresentou as perspectivas de produção mundial de vinhos para 2020. O volume de produção deve cair pelo segundo ano consecutivo. Dentre as causas estão as medidas de redução do volume de colheitas aplicada na União Europeia, que representa 62% do volume mundial. As mudanças climáticas também afetaram a queda de produção, especialmente nos vinhedos da Califórnia, onde algumas vinícolas da Napa Valley não produzirão a safra 2020 devido aos incêndios que destruíram diversas vinhas. A Argentina (-17%) e o Chile (-13%) também sofreram com as mudanças climáticas. Já o Brasil viu seu volume de produção de vinho (estimado em 2,2 Mio hl) cair de 15% em relação à média dos últimos cinco anos.

Family meal
Michelin não fará seu guia de restaurantes na Califórnia e mobiliza chefs em ação solidária. O objetivo é ajudar a população mais vulnerável e os próprios chefs que sofrem uma dupla pena, econômica por causa da pandemia e climática com os recentes incêndios que destruíram restaurantes, hotéis e vinícolas na região. O guia Michelin se aproximou da California Association of Food Banks e criou o site guide.michelinman.com para arrecadar fundos para os bancos de alimentos locais. Os chefs californianos oferecem lotes a venda no site e, em contrapartida, os doadores ganham experiências culinárias em restaurantes estrelados. O número de pessoas incapazes de se alimentar adequadamente dobrou desde o início da pandemia no estado.

Emmanuel Macron
Michelin Guide
Pastor Ricardo Espindola
Pau Roca