EJA

SESI e SENAI oferecem EJA à distância para quem quiser retomar estudos

Mais informações podem ser consultas da unidade do Senai ou pelo telefone 3531-1365
Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 07-11-2020 03:24 | 67
Foto de Reprodução

O SESI em parceria com a unidade do SENAI em São Sebastião do Paraíso irá oferecer àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos por meio do ensino regular o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade EAD. As matrículas estão abertas e o inícios das aulas, que serão oferecidas 100% à distância em decorrência da pandemia, está dependendo da formação de turmas.

De acordo com o gerente do SENAI em Paraíso, Welington Mumic Filho, o EJA é oferecido pelo SESI e, como o SENAI é um braço do Sistema FIEMG, a parceria foi feita no sentido de a unidade no município oferecer o espaço. “Toda a execução e estruturação do EJA é feita pelo SESI. É uma oportunidade para as empresas no município que queiram oferecer aos seus funcionários esta formação, e até mesmo a comunidade como um todo, para que possamos formar as turmas e iniciar o curso”, ressalta.

Comumente, o curso é oferecido com uma matriz curricular comporta de 80% de ensino à distância e 20% presencial, todavia, tendo em vista a pandemia da Covid-19, será realizado 100% à distância e o Senai está se dispondo a ajudar àqueles que têm dificuldades com tecnologias com orientações de como iniciar e manusear a plataforma, que pode ser acessada de um computador a um celular que tenha acesso à internet.

“É uma orientação que será feita individualmente. Será realmente pegar na mão dessas pessoas e orientá-las da melhor forma possível, porque sabemos que é um público que tem uma certa dificuldade em lidar com essas questões tecnológicas. Acredito que isto demostra o quando a FIEMG está enxergando em nosso município oportunidades”, acrescenta.

Conforme ressalta o gerente do Senai em Paraíso, para inicias as aulas é preciso antes fechar uma turma, com o mínimo de 35 alunos. “As matrículas já estão abertas e as aulas estão dependendo da demanda de alunos. Se conseguirmos atingir esse número, é possível que comece ainda este ano, mas caso não ocorra, pode ser que comece em fevereiro. Estamos dependendo da demanda. Quem tiver dúvidas, ou queira mais informações, pode nos procurar na unidade do Senai ou ligar no 3531-1365”, explica.

 

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

A matriz curricular será ofertada com 80% (oitenta por cento) à distância e 20% (vinte por cento presenciais).  Todavia, em face da pandemia da Covid-19, funcionará 100% à distância. A idade mínima de ingresso é de 15 (quinze) anos para o ensino fundamental (anos finais) e de 18 (dezoito) anos para o ensino médio.

Conforme divulgado, a carga horária mínima do ensino fundamental é de 1.600 horas para anos finais e no ensino médio de 1.200 horas e as avaliações irão ocorrer tanto presencial quando on-line. A avaliação será presencial e on-line e a recuperação terá atividades paralelas e presenciais. Caso o aluno não obtenha na prova o mínimo de 60% de acertos, retomará os estudos e, poderá realizar uma nova prova.

O aluno será acompanhado tanto pelo tutor online quanto pelo tutor presencial, através de relatórios de acessos, realização de atividades, participação em fóruns e chats, assiduidade ao AVA e as demandas à tutoria.  A primeira semana das aulas (Semana de Ambientação), terá como objetivo oferecer ao aluno conhecimentos da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e suas ferramentas (chats, e-mails, fóruns, biblioteca virtual, entre outros).

 

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será o sistema responsável pelo gerenciamento do aprendizado do aluno no momento a distância. O AVA possui infraestrutura adequada promovendo a interação dos participantes, tanto para a construção do próprio conhecimento, quanto para compartilhar dúvidas, saberes e experiências. O aluno terá acesso a uma série de ferramentas que facilitará o seu processo de aprendizagem:

- Biblioteca virtual;

- Fórum de discussão;

- Chats on-line;

- Repositório de Mídias digitais;

- Webconferência;

O material didático, composto por apostilas, estará disponibilizado para download na biblioteca do curso. Além das apostilas semanais, os alunos terão acesso a materiais complementares, disponibilizados pelo tutor on-line como textos, vídeos e atividades que auxiliarão na construção do conhecimento.

Por fim, os professores tutores on-line ficarão à disposição dos alunos em dias e horários pré-estabelecidos. Os horários de tutoria poderão ser adaptados de acordo com a disponibilidade dos docentes, alunos e empresas. O atendimento acontecerá via telefone, e-mail, chat ou outros meios.