BRASÍLIA

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 11-11-2020 00:49 | 344
A empresária Wanira Mendonça Godoy
A empresária Wanira Mendonça Godoy Foto de Reprodução

GILBERTO AMARAL
Já votei muito na minha querida São Sebastião do Paraíso.
Desde que vim para Brasília em 1960, meu título de eleitor foi trocado.
Se ainda fosse eleitor no meu Paraíso iria, sem dúvida nenhuma, domingo, para cidade votar em
CLÁUDIO LAURIA.
A tradição de sua família contribuiu e muito para nossa cidade natal.

O meu sobrinho André Luiz Amaral Cauduro e sua belíssima esposa Renata. Ela que já reabriu o seu majestoso Buffet Tchacabum, em Paulínia, após autorização da Prefeitura Municipal, devido a peste, que estão fazendo todos nós sofrermos de tédio. O casal aporta na minha Paraíso neste final de semana para votar. Um beijo, meus sobrinhos queridos. Gilberto Amaral

 

O Senhor do Tempo
Atribuímos muito ao tempo. Ele traz sabedoria, ele amadurece, isso quando não lhe atribuímos controle sobre o futuro ao dizer que o tempo dará.

Mas vemos que muitas vezes na cronologia da vida, a falta de senso parece perder-se com o passar das eras. A lógica é furtada pela sandice daqueles que caminham pelas páginas dessa mesma vida.

Porém uma coisa é certa, quando o tempo parece dominar, nos lembramos que há um verdadeiro Senhor do tempo e de todas as coisas, onde uma certeza é absoluta - nada sai fora do seu plano e nem da sua cronologia. Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Sebrae lidera...
O Sebrae, juntamente com um conjunto de instituições parceiras, promove entre os dias 16 e 22, a 13ª edição da Semana Global de Empreendedorismo. O encontro tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a realizar algo.

...mobilização
Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 20.000 atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. A abertura do evento contará com a participação do presidente da Global Entrepreneurship Network, Jonathan Ortmans, que vai falar sobre “Pandemia e recuperação da economia”.

Tênis
Grandes nomes do tênis brasileiro em estão na cidade, participando do Circuito BRB de Tênis Profissional, que movimenta o Iate Clube até o dia 14. Com prêmios que chegam a R$ 150 mil, a competição está sendo realizada em conformidade com as recomendações sanitárias vigentes em relação a Covid-19. De parabéns o comodoro Flávio Pimentel, do vice Maurilio Santinello e do diretor de tênis, Gilson Luz.

Novembro Azul
Atualmente, diversas instituições públicas e privadas, como o prédio do Tribunal Superior do Trabalho ficarão iluminados de azul durante todo o mês de novembro. A iniciativa busca chamar a atenção do público para a importância da realização de exames preventivos para o câncer de próstata. Em apoio ao movimento conhecido mundialmente como “Novembro Azul”, as luzes serão acesas das 18h05 às 23h05.

A primeira oficial general
O presidente Jair Bolsonaro nomeia a primeira mulher a general. A médica Carla Lyrio Martins (foto), pertencente a Força Aérea Brasileira e diretora do Hospital Central da Aeronáutica, será a primeira mulher das Forças Armadas a ser promovida a brigadeiro, ou seja, cargo de oficiais generais. Ela é especialista em hematologia, hemoterapia, medicina aeroespacial e possui pós graduação em vigilância sanitária e epidemiológica e em desenvolvimento gerencial na gestão de serviços de saúde.

No alto
A empresária Wanira Mendonça Godoy (foto), trocou sua bela casa no Setor Sul, bairro tradicional de Goiânia, com jardins e piscina, por um daqueles luxuosos apartamentos de onde se vê toda a cidade. O mais difícil foi acomodar as dezenas de tapetes persas e obras de arte de pintores como Siron Franco e Antônio Poteiro, entre muitos outros igualmente estrelados.

Arte na pandemia
Assim que o coronavírus chegou por aqui, o empresário Vilmondes de Souza retomou um antigo hobby engavetado: a pintura. Já produziu compulsivamente várias telas abstratas – nenhuma assinada – que renderam um belo catálogo intitulado Delitos. Nada está à venda. Tudo será doado a entidades ligadas à cultura. 

Caindo na rede
Com a pandemia, grifes tradicionalíssimas que se recusavam a vender pela internet, caíram na rede para amenizar as perdas. No Brasil, desde o início do isolamento, o e-commerce da moda de luxo cresceu 12 vezes em vendas no digital. Já as lojas físicas ainda não conseguiram retomar a performance de antes.

Tempo de solidariedade
O Instituto Rogério Penna, pioneiro em Goiás no turismo odontológico, vai doar, a cada consulta com o dentista homônimo, durante os meses de novembro e dezembro, uma cesta básica. O espaço também será ponto de arrecadação de brinquedos e roupas; tudo destinado a entidades que acolhem pessoas carentes.

RAICE 
EWC - Enoforum Web Contest
Termina nesta sexta o prazo para apresentar trabalhos científicos dedicados a uva e ao vinho, e para concorrer ao prêmio EWC 2021 que renderá € 10.000 (certa de 70 mil reais) ao vencedor. O Enoforum Web Contest é um concurso virtual internacional organizado pela Vinidea. O resultado deve sair durante o Enoforum Web Conference, de 23 a 25 de fevereiro de 2021. O público esperado é de 2.000 participantes de cerca de 20 países produtores de vinho.

2030, fim do churrasco
Pesquisadores acreditam que a demanda de produtos de origem animal terá uma queda de 70% em 2030. À medida em que a indústria de carne vegetal cresce, RethinkX prevê a substituição total de produtos de carne bovina. Para o think tank independente, até 2030, nos EUA, esses produtos serão substituídos por proteínas à base de plantas fermentadas e por carne “in vitro”. Ficção científica ou novo estilo de consumo?

Antoine Petrus
Com a mais alta distinção gastronômica francesa, duplo MOF sommelier e Maître d’Hôtel, aos 37 anos, Antoine Petrus (foto) é o novo diretor geral da Maisons et Vignobles de Provence, grupo com investimentos no mundo do vinho, em hotéis e restaurantes de luxo. Uma das suas missões será desenvolver uma marca forte em torno dos vinhedos do grupo, além de revitalizar a Mère Germaine, uma instituição culinária localizada em Châteauneuf-du-Pape. O jovem diretor trabalhou nos mais prestigiosos estabelecimentos do mundo (Lasserre, Le Crillon, Paul Bocuse, Plaza Athénée, Le Clarence, El Bulli, Le Taillevent), e conta com o título de Sommelier do ano pela revista Le Chef e pelo Guia Pudlo.

Fênix
O famoso Cru Bourgeois Château Angelus 2018 “ressurge das cinzas como uma fênix”. A safra de 2018 foi difícil em Bordeaux, marcada por um inverno úmido e uma primavera encharcada! Choveu em 6 meses o que deveria ter chovido em 1 ano, causando doenças nas videiras e incertezas, pois foi também o primeiro ano em que a vinícola trabalhou de forma totalmente orgânica. A chegada do verão ensolarado salvou a safra. Apesar das incertezas climáticas, o Vintage foi bem recebido pela crítica: James Suckling e Lisa Perrotti-Brown atribuíram ao Angelus 2018 100 pontos e Neal Martin entre 94-96. Em homenagem a esta safra “hors norme”, a vinícola gravou na garrafa o pássaro símbolo do renascimento.

A primeira mulher a general. A médica Carla Lyrio Martins
Ana Luiza Pinheiro
Antoine Petrus Clarence Paris
Giovanna Vilasboa e Victor Lucas Alves
Pastor Ricardo Espindola