ACISSP EM FOCO

Martoni Materiais de Construção 63 anos

EMPRESAS E EMPRESÁRIOS
Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cidades | 15-11-2020 10:28 | 667
O diretor Willian Martoni
O diretor Willian Martoni Foto de Tiel

A empresa Martoni Materiais de Construção tem uma rica história que se inicia em 1924 e se remonta ao nascimento do empresário Benedito Martoni,  filho de imigrantes italianos. Órfão de pai aos dois anos, aos 15, Benedito era arrimo de família tendo sob seus cuidados, sua mãe e duas irmãs. Época difícil por causa da guerra. Ele costumava sair pelas fazendas  realizando serviços de folheiro e como às vezes contratantes não tinham dinheiro,  o seu serviço era trocado por alimentos.  O meio de transporte, uma bicicleta. Trabalhava também como caldeireiro e encanador e à noite como operador de projetor no cinema.

Na década de 1957 iniciou suas atividades com serralheria, fundada com o nome de “Benedito Martoni”, na Rua Dutra Silva nº. 92 no bairro Mocoquinha. Trabalhava com afinco. Suas jornadas de trabalho eram da madrugada ao anoitecer. Com isso a serralheria foi crescendo, e dela também  despontaram muitos jovens que se tornaram profissionais conceituados e montaram suas empresas. Com espírito empreendedor, Benedito Martoni inicia a comercialização de materiais para construção com tubos galvanizados, conexões e telhas.

Em 1969 ele adquiriu um galpão onde tempos atrás foi a antiga concessionária Ford, na rua Placidino Brigagão. Para lá transferiu a serralheria, sendo também o início da loja de materiais para construção com o nome de Martoni Filhos e Cia Ltda., quando os filhos Maderlene, Washington, Wilson e Wiliam Martoni, passaram a integrar a empresa. Em 1980 foi inaugurada uma filial no ramo de madeira.

Assim como a cidade crescia a Martoni e Filhos também acompanhou todo o desenvolvimento de Paraíso e região. Surgiu então, um dos primeiros braços da empresa, para a oferta na produção de projetos, através do escritório de Engenharia, fortalecendo e agregando maior valor ao grupo.

A empresa passou por outras mudanças. Para concentrar suas atividades em um único local, filial e matriz são transferidas para um novo local adquirido à Praça dos Expedicionários, onde também foi uma agência de autos. Naquele local, expandiu suas instalações.

Em 1994 a Martoni inicia o seu processo de informatização e, em 2005, inaugura um novo empreendimento, o BM Palace Hotel. “Percebemos que havia uma carência neste setor, e resolvemos ampliar as instalações que já existiam sobre a loja de materiais de construções e fizemos o hotel”, comenta Willian Martoni, um dos filhos de “seo” Benedito Martoni, que faleceu naquele ano. A senhora Cristina Ribeiro Martoni, sua esposa, assumiu a empresa, junto com seus filhos e genro.

Há 14 anos, Martoni Materiais de Construção integrou-se a Rede Construai, considerada uma das pioneiras no setor. “Com escritório central em Alfenas, foi criado um centro de distribuição e fizemos parcerias pela região onde estão espalhados 64 postos de vendas, com 22 associados padronizados com administração independente”, descreve Willian Martoni. A rede é considerada a 7ª do setor em faturamento em Minas Gerais, o que confirma a força do empreendimento.

Sobre os 63 anos da empresa, o diretor Willian Martoni afirma que “só tem a agradecer a Deus, aos clientes e amigos. Nossa expectativa é continuar crescendo e fortalecer a marca Martoni Construai”.

Willian salienta a importância da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso, entidade reconhecida no Estado de Minas e nacionalmente. Lembra a necessidade de maior participação por parte dos associados. “A união é fundamental, pois resulta em maior força para a instituição que representa nós empresários”.