TRANQUILAS

Lentidão ao divulgar resultados, Paraíso e região tiveram eleições tranquilas

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 17-11-2020 09:24 | 281
Foto de Reprodução

Apesar de lentidão na divulgação dos resultados das eleições municipais, o processo se deu de maneira tranquila em São Sebastião do Paraíso e nas cidades que pertencem a 260.ª Zona Eleitoral: São Tomás de Aquino, Itamogi e Jacuí. O resultado oficial saiu por voltas das 23h30 e, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a demora se deu em lentidão na totalização dos votos, e não por possíveis ataques cibernéticos.

Ao final das apurações, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que adiamento no processo de totalização e divulgação dos resultados foi provocado por um problema técnico. Segundo ele, a única consequência desse problema foi o atraso de pouco menos de três horas na divulgação dos dados, sem qualquer risco para a integridade do sistema e para a transparência dos resultados.

Na região, todo o processo se deu de maneira tranquila e sem intercorrências, a exceção de São Tomás de Aquino, onde um candidato a vereador chegou a ser detido por supostamente estar comprando votos em troca de tomates na frente de um mercado. De acordo com a juíza eleitoral, Édina Pinto, que percorreu cidades da região que compõem a 260.ª Zona Eleitoral para acompanhar o processo, não houve nenhum problema maior.

“A única cidade que tivemos que voltar porque estava começando a dar algum problema foi São Tomas de Aquino, mas a situação foi rapidamente controlada”, enfatizou. A juíza eleitoral também destacou a participação maciça da população idosa nas eleições deste ano. “Os idosos foram às urnas e fizeram grande diferença nos resultados. As pessoas se esquecem que eles, apesar de não terem a obrigatoriedade de votar, influenciam nos resultados nas eleições. Apesar da pandemia, não tiveram medo e deram um show de participação”, completou.