CONGADAS

Prefeitura não promoverá Congadas 2020

Por: João Oliveira | Categoria: Entretenimento | 25-11-2020 08:11 | 1109
Foto de Arquivo Jornal do Sudoeste

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso não irá promover neste ano a Festa das Congadas em razão da pandemia da Covid-19. Apesar de ter decretado no município a “onda verde”, que flexibiliza ainda mais atividades econômicas, o Município optou por não realizar o evento tendo em vista o grande público que se desloca a Paraíso para participar das Congadas.

“Em razão da pandemia da Covid-19, a Prefeitura não realizará a tradicional festa das Congadas, que atrai milhares de pessoas à nossa cidade. O momento requer cautela e a prioridade absoluta é o bem-estar e a saúde da população. A não realização da festa é uma das medidas preventivas, seguindo orientação do Governo do Estado, de evitar eventos com grande público, para diminuir a circulação do vírus no município”.

De acordo com a prefeitura, “o evento do porte das Congadas é colocar em risco a saúde da população. A Onda Verde permite no máximo 500 pessoas por evento, que não é o caso das congadas, onde muitas vezes presenciamos um público de mais de três mil pessoas por dia”, finaliza.

ONDA VERDE
O plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em três “ondas”: sendo elas a Onda Vermelha, que autoriza o funcionamento somente de serviços essenciais; Onda Amarela, que autoriza a funcionar de serviços não essenciais; e Onda Verde, que viabiliza o funcionamento de serviços não essenciais com alto risco de contágio)

As ondas foram criadas através de dados estaduais e liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19. Os protocolos são adotados pelos munícipios conforme estipulado pelo Estado, mas ainda sim as prefeituras têm a liberdade de regulamentar os serviços em funcionamentos de acordo com a sua realidade.

Na última semana, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso anunciou que, dada a queda no número de novos casos da Covid-19 no município, Paraíso entrou na terceira fase do Plano Minas Consciente: a Onda Verde. Diante disto foi emitido um decreto regulamentando a situação no município, entretanto, mantendo a suspensão do funcionamento presencial de aulas em escolas, centros profissionalizantes, técnico e/ou superior ou em qualquer instituição de ensino.