MULHERES

Vereadora mobiliza encontro com mulheres eleitas para Câmaras e Prefeituras da região

Por: João Oliveira | Categoria: Polícia | 06-12-2020 10:57 | 737
Eleita para segundo mandato, Cidinha Cerize vem buscando fortalecer a atuação da mulher na política regional
Eleita para segundo mandato, Cidinha Cerize vem buscando fortalecer a atuação da mulher na política regional Foto de Arquivo Pessoal

A vereadora Cidinha Cerize mobilizou nesta semana um encontro com vereadoras e prefeitas eleitas da região para o quadriênio de 2021/2024. O encontrou contou representantes de Monte Santo de Minas, Itamogi, Jacuí e Pratápolis. A iniciativa, segundo disse, teve por objetivo fortalecer, além das relações políticas com outros municípios, a importância do envolvimento das mulheres na política nacional.

Conforme Cidinha, além de buscar conhecer suas colegas de Legislativo, o encontro também debateu projetos comuns que podem ser viáveis dentro da realidade de cada município. “Foi um encontro muito produtivo, trocamos diversas experiências. Houve falas muito interessantes, como a da Denise, reeleita para a cadeira do Executivo de Pratápolis, que falou sobre seu mandato”, destacou.

Uma das questões que mais chamaram a atenção da vereadora, foi que essas mulheres que conseguiram apoio popular e se elegeram, em algum momento prestaram algum tipo de serviço para a comunidade. “Foi muito emocionante poder ver essas mulheres falando e o tanto que elas estão dispostas a ajudar a comunidade e ser útil”, acrescentou.

Muitas, conforme ressaltou Cidinha, estão pleiteando a presidência das Câmaras de seus municípios, bem como a função de secretária da Mesa Diretora. “O objetivo é fortalecer o papel da mulher na política. Paraíso, em quase 200 anos, teve somente quatro mulheres que foram vereadoras, além de uma vice-prefeita e uma prefeita, ou seja, sete mulheres na política municipal em quase 200 anos de história! Acredito que os partidos precisam preparar melhor as mulheres para os próximos pleitos, bem como a própria mulher participar e vivenciar a vida pública. O que não pode, é você ser um nome apenas para cumprir legenda partidária”, ressalta.

São Sebastião do Paraíso e Jacuí foram as únicas cidades da região a eleger apenas uma mulher para representar a população no Legislativo Municipal: Cidinha Cerize (PSDB) e Fernanda Silva (PP) respectivamente, todavia, Jacuí elegeu a Professora Di, para estar à frente do Executivo Municipal. Já em Monte Santo de Minas, foram eleitas três: Juliana Garcia (PSDB), Priscila Paulino (PSDB) e Luciana Dias (PSB).

Itamogi elegeu duas representantes para o seu Legislativo, ambas do MDB: Mari-lyam Mara de Oliveira Sousa (MDB) e Marilene Carvalho. Em Pratápolis, além da prefeita reeleita, Denise Alves, três mulheres entraram para a política municipal, eleitas vereadoras: Sonia Morais (PL), Janaína Gigardi (PSDB) e Luciane Neves (MDB). Já em Itaú de Minas, foram eleitas Claudia Calixto (Republicanos), Maria Elena (PTB) e Juliana Mattar (PTB).

Cidinha destacou a importância de se fazer um movimento que incentive outras mulheres a participar da política em um próximo pleito eleitoral, o que no seu ponto de vista trará grandes mudanças para o futuro.