CAFÉ DE QUALIDADE

Sicoob Nossocrédito entrega prêmio a primeiro colocado no 2º Concurso Municipal Café de Qualidade

Por: João Oliveira | Categoria: Agricultura | 06-12-2020 08:51 | 938
Foto: Tiel/Jornal do Sudoeste

O Sicoob Nossocrédito realizou na manhã de sexta-feira (4/12), a entrega de uma carreta basculante rodado duplo 4.000 kg e uma roçadeira ao produtor Adílson Carvalho dos Santos, do Sítio Santa Luzia, bairro rural Pimentas.

O produtor recebeu o selo de qualidade “O Paraíso dos Cafés Finos”, ficando em primeiro lugar na classificação.

Conforme destaca o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Lima Diogo, participar desta premiação, a segunda realizada, é muito importante, uma vez que o selo de qualidade tem “a maestria de reunir instituições e pessoas que são relevantes para o desenvolvimento da cafeicultura municipal”, aponta.

Leonardo destaca a participação das cooperativas de crédito, empresas relacionadas ao mercado agronômico, além de cooperativas de produção, como também o setor público. “É um momento de encontro de todos os seguimentos para um olhar único: o olhar para a cafeicultura e produtores rurais”, ressalta.

Segundo ressalta o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Nossocrédito, o município de Paraíso tem uma capacidade ímpar de produzir, não apenas em grande quantidade o café, como também em qualidade. “Assim demostrado pelo concurso realizado no município”, acrescentou.

O concurso também teve a capacidade, segundo ressaltou Leonardo Diogo, de demonstrar e mensurar o potencial municipal. “Participar do concurso por essas razões é motivo de muita satisfação para o Sicoob Nossocrédito, até porque somos genuinamente cooperativistas e paraisenses. É uma cooperativa que nasceu em Paraíso e busca o fomento da agricultura e, principalmente, da cafeicultura regional”, elucida.

Leonardo Diogo agradeceu a todos produtores que participaram do concurso, as empresas do segmento e aos parceiros que não mediram esforços para a realização deste concurso. “Agora, é zelar para que as futuras administrações continuem no mesmo empenho para a realização deste concurso que é tão valioso a todos nós, e principalmente ao produtor rural”, finaliza.

 

O CONCURSO

O resultado do 2º Concurso Municipal Café de Qualidade foi divulgado sexta-feira (28/11), no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Também foram premiados Marcelo Safatle Soares, do Sítio São Paulo (Faxina), que ficou em 2º lugar, com um soprador manual marca Husqvarna (modelo 125B, cilindrada 28) e mais R$ 1.200, 00 em vale-compras, contemplado pelo Sicredi.

Dagmar Resende Pimenta, da Fazenda Santo Amaro (Morro Alto), obteve a 3ª colocação e recebeu como prêmio uma roçadeira manual marca Brudden (modelo T26) mais uma caixa de ferramentas com 90 peças, contemplada pela Prefeitura, por intermédio de seus patrocinadores.

José de Souza Uzae, do Sítio Morro Vermelho e Pinheirinho (Morro Vermelho), recebeu um pulverizador costal elétrico e manual pelo 4º lugar, contemplado pelo Magrão Agro e Marco Aurélio da Silva e outros, da Fazenda São Sebastião, na 5ª posição, foi premiado com um diagnóstico da sua propriedade que fica no bairro rural da Antinha, contemplado pelo Via Verde Agroconsultoria.

Os demais finalistas, por bairro rural, foram: Alexandre Antônio Adolfo de Souza (Sítio Renascer) e Denise Gonçalves Westin (Fazenda Morro Alto) — ambos do bairro Nossa Senhora das Mercês, Benedito Rodrigues Moura (Fazenda Jaraguaia), Henry José Brigagão Alcântara e Antônio Carlos Brigagão Alcântara (Fazenda Pau d’Alho), Joaquim Peres Neto (Sítio Serrinha), Paulo Alves (também da Fazenda Pau d’Alho) e Paulo César Ozelim (Fazenda Santa Terezinha) — todos da região rural dos Pimentas, Juscelino Fer-nandes de Lima (Sítio Encanto da Natureza – Termópolis), Leonor Pimenta Neves e outros (Sítio São Geraldo), Luciano de Paula Oliveira (Fazenda Morro Vermelho) e Pieter Johannes Marie Keijsers (Sítio Mavacatu) — ambos da região do Morro Vermelho, Orothides Auxiliador de Souza (Fazenda Marques) e Rodrigo de Pádua Safatle Soares (Sítio São José – Faxina).

O 2º Concurso Municipal Café de Qualidade é uma realização da Prefeitura/Sedeagro, em parceria com a Emater/MG, Cooperciturs, Olam Coffee, Caffer, Volcafé, Nova América, Peneira Alta, Sindicato dos Produtores Rurais (Sindpar) e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp). Tem ainda o apoio da AWZ Máquinas, Café Aviação, Café Scarano, Casa da Lavoura, Edinho Transportes Ltda., Esid, Imobiliária Mediterranèe, Magrão Agro, Sicoob Nossocrédito, Sicred, Tozzi Alimentos e Via Verde Agroconsultoria.