CORONAVÍRUS

Paraíso teve 44 novos casos de Covid no final de semana

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 14-12-2020 08:39 | 398
Foto: Reprodução

A Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso registrou 44 novos casos de coronavírus no município durante o último final de semana. Com isso a quantidade de casos confirmados subiu para 1.410 e o de óbitos foi mantido em 40 registros. Divulgação feita pelo Governo de Minas Gerais aponta para os preparativos que já estão sendo realizados visando a chegada da vacina para combater a doença.

De sexta-feira,11, até a segunda-feira 14, quando foram divulgados os dois últimos boletins epidemiológicos da Vigilância em Saúde, sobre o Covid-19 no município, houve o crescimento de mais de 40 novos casos na cidade. O boletim divulgado no início da noite de segunda também aponta a existência de 1.304 pessoas que já se recuperaram da doença. Ainda foram registradas 54 situações de pacientes que foram encaminhados para isolamento domiciliar.

Desde o início da pandemia em Paraíso foram realizadas 5.467 notificações de casos suspeitos. Além dos 1.410 confirmados há ainda outros 198 monitorados, além de 722 que foram descartados. O município conta ainda com 686 recuperados descartados através de exames laboratoriais.

Mesmo com o índice elevado de casos confirmados a taxa de ocupação hospitalar vem se mantendo em percentuais que não configura superlotação. Na enfermaria estão ocupados 23 leitos o que representa 49% da capacidade. Já na UTI Covid, são cinco leitos ocupados referente a 25% do total disponível. Deste total 20 são paraisenses e os demais oriundos de outras cidades da região.

Preparativos
Sem relaxar nas medidas de prevenção e combate à Covid-19, o Governo de Minas segue como o estado com a menor taxa de mortalidade da doença no Brasil - 50 óbitos por 100 mil habitantes. Um resultado possível devido a uma série de medidas tomadas com antecedência, como a ampliação de leitos de UTI (de 2.072 em fevereiro para 3.920 atualmente), a distribuição de 1.047 respiradores aos municípios e o investimento de R$ 2,2 bilhões no combate à pandemia, sendo R$ 1,8 bilhão repassados aos hospitais que atendem a rede estadual de saúde.

Enquanto isto o Governo de Minas Gerais detalhou nesta segunda-feira,14, informações referentes ao Plano Estadual de Vacinação para a covid-19. Foram adquiridas 50 milhões de seringas agulhadas e 671 câmaras refrigeradas para armazenamento dos imunizantes, que atenderão a 462 municípios, inicialmente.

De acordo com o governo mineiro é importante que a vacinação aconteça simultaneamente em nível nacional, de acordo com os parâmetros do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até o momento, nenhuma empresa desenvolvedora da vacina no mundo solicitou pedido de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passo necessário para que o processo de compra e venda de quaisquer vacinas possa ser iniciado em todo o território nacional.