GILBERTO AMARAL

A VERDADE APARECE

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 16-12-2020 00:01 | 298
José Sarney
José Sarney Foto de Reprodução

A VERDADE APARECE
A história começa a fazer justiça ao ex-presidente José Sarney em editoriais de grandes veículos de comunicação e em artigos de respeitados jornalistas não comprometidos ideologicamente. Em três livros recentemente publicados, a verdade sobre a vida política e o governo dele são registrados de maneira isenta e bem pesquisada.

TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA
Começa com “José Sarney, 60 anos de política”, de autoria do conhecido brasilianista norte-americano Ronald M. Schneider, um levantamento dos mais completos a respeito do presidente que conseguiu conduzir com êxito a transição democrática.

DEPOIMENTOS VALIOSOS
Em seguida, escrito pelo insuspeito José Augusto Ribeiro, a obra “Democracia, Sarney e o desafio da Transição”, revela fatos relevantes pouco conhecidos de um período difícil na vida política e administrativa do país.

E por último, “José Sarney, o Homem e a palavra”, editado pela Academia Maranhense de Letras, com depoimentos valiosos sobre Sarney. Vale a pena ler.

Motivos
Sempre e pra tudo temos motivos para agir, ou precisamos ser motivados para seguir em frente. Ao caminhar para o caos de um ano com poucos e parcos motivos de celebração, é fácil nos sentirmos desmotivados, apáticos e desesperançosos.

Quando não vemos o brilho das festas nem o tilintar dos brindes, deixamos de observar que, apesar de tudo isso, chegamos ao fim de mais um ano com vida e por isso com motivos suficientes para agradecer.

Que o simples e belo fato de estarmos vivos nos dê motivos para seguir crendo que o amanhã que nos aguarda será belo, intenso e abençoado.

Mensagem do Pastor
Ricardo Espindola

Chapada na agenda
Visita à Chapada dos Veadeiros tem sido o bom programa de brasilienses e gente de todo o Brasil que se encanta com a belíssima paisagem, rios, montanhas e cachoeiras que enchem a vista de quem aprecia a natureza. Fernando César Mesquita e Claudia Carneiro (foto), Glaucia Braga, Pedro Cardoso e Maria Clara foram hóspedes da confortável e bem situada casa de Rodrigo Amaral.

Restauração
Após obter as licenças do Patrimônio Histórico, a nova sede do Diário do Rio de Janeiro, um antigo prédio de dois andares construído no século XVIII em plena Praça XV, será inaugurada até o final do primeiro semestre de 2021. A convite do empresário Claudio Castro (foto), diretor da Sergio Castro Imóveis e presidente do jornal, que comprou o prédio em 2018, o arquiteto Manuel Fiaschi assinará o projeto de restauração.

Todos Contra a Covid 
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar recebeu mil máscaras em tecido e plástico, que facilitam a leitura labial. A doação foi feita pelo comitê Todos Contra a Covid, coordenado pelo vice-governador Paco Britto. Os equipamentos de proteção (EPIs) servirão para facilitar o trabalho de fonoaudiólogos e fisioterapeutas na unidade de saúde e serão usadas por médicos e pacientes.

“Fico emocionada em podermos fazer essa doação, sei da importância dessas máscaras. Num primeiro momento, ninguém pensou na dificuldade da comunicação para surdos, para autistas, para crianças de uma forma geral. Vamos esperar que esse seja o grande ensinamento da pandemia para o mundo: o de que precisamos olhar para outro, fazer pelo outro”, disse Ana Paula Hoff (foto ao lado).

Sexismo e assédio no mundo do vinho
Depois do escândalo na Court of Master Sommeliers dos EUA, no qual 21 mulheres declararam, num artigo publicado no New York Times (Outubro 2020) terem sido assediadas, manipuladas ou agredidas sexualmente, agora é a vez dos “machotes” franceses do vinho assediarem e ameaçarem em praça pública as mulheres que se opuseram à caricatura sexista publicada na última edição da “famosa” revista En Magnum. A jornalista belga e comerciante de vinhos, Sandrine Goeyvaerts, (Associação Women do Wine) teria sido ameaçada por um dos editores da revista, Michel Bettane e Thierry Desseauve.

Sem graça
A caricatura desenhada por Régis Franc não faz ninguém rir. Puramente degradante e sexista, a ilustração mostra uma vendedora de vinho oferecendo favores sexuais a um velho proprietário de uma adega em troca de comprar de seus vinhos.

Refettorio, 37 receitas - anti-desperdício
Voilà uma deliciosa iniciativa do artista JR e do chef Massimo Bottura, que acabam de lançar o livro de arte, de fotografia e de receitas “Refettorio, 37 recettes anti-gaspi”. A publicação reúne entradas, pratos e sobremesas de grandes chefs, feitos de sobras de comidas e de produtos. Entre os chefs et cheffes participantes estão os renomados Olivier Roellinger, Ghislaine Arabian, Michel e César Troisgros, Pierre Hermé, Mauro Colagreco, Cédric Grolet, além de quatro brasileiras: Alessandra Montagne (Tempero), Tabata Bonardi (Les Apothicaires), Rebecca Lockwood e Marina Stroh Ibri (La Brigaderie de Paris). As duas últimas fazem, nesta sexta-feira, uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro na Galeria Clémentine de la Féronnière, em Paris.

S.Pellegrino Young - Chef Academy
S.Pellegrino lança uma academia-plataforma para jovens chefs. Os interessados deverão passar pelo concurso San Pellegrino Young Chef para entrar na academia que permitirá encontrar chefs renomados e personalidades do mundo gastronômico. Esta plataforma de talentos visa promover a sustentabilidade e a inclusão em todo o mundo. Num comunicado, Stefano Bolognese, diretor da divisão internacional da San Pellegrino, explica que “o projeto vai facilitar a descoberta e o networking de talentos, com particular destaque para as gerações mais jovens de chefs, que serão os atores de amanhã”.

Ana Paula Hoff
Empresário Claudio Castro
Fernando César Mesquita e Cláudia
Pastor Ricardo Espindola