CORONAVÍRUS

Paraíso confirma 42º óbito por Covid-19 e volta para Onda Amarela

Por: Redação | Categoria: Saúde | 17-12-2020 18:10 | 1309
Foto de Reprodução

São Sebastião do Paraíso confirmou na tarde de quinta-feira,17, através de boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, o 42º caso de óbito provocado pelo coronavírus. Trata-se de um homem, de 81 anos, falecido há cerca de 10 dias e é o segundo óbito registrado nesta semana. O município está com 5.666 notificações realizadas e teve 1.477 pessoas que testaram positivo para doença, sendo que 1.343 já se recuperaram.

No balanço divulgado aponta para o crescimento do número de casos confirmados, uma tendência que vem se consolidando nos últimos dias. Somente no intervalo dois últimos dias entre quarta e quinta-feira houve o aparecimento de 24 novas situações de pessoas que se contaminaram com a doença, sendo testadas positivas mediante exames laboratoriais.

No município já foram realizadas 5.666 notificações de pessoas que apresentavam sintomas suspeitos de síndrome respiratória aguda grave. Das 1.477 que se confirmaram estar com a Covid-19 a grande maioria se recuperou totalizando 1.343, sendo que 79 estão sendo acompanhadas em isolamento domiciliar. Há ainda o registro de 13 internações hospitalares.

Também no resumo apresentado consta a confirmação por exame laboratorial de mais um óbito por coronavírus. A 42ª vítima da doença é um homem, de 81 anos, que estava hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia e faleceu há cerca de 10 dias. No intervalo de praticamente uma semana é a terceira vítima confirmada que falece na cidade.

Em termos de hospitalização, existem 31 leitos destinados a tratamento de pacientes com Covid-19 ocupados. Deste total 22, que representa 46,80% da capacidade estão na Enfermaria. Outros nove se encontram internados na ala UTI Covid, totalizando 45% da unidade. Deste total 21 são oriundos de Paraíso e outros são originári eos de outras cidades.

Segundo o clínico geral, Frederico Portugal Vasconcelos, há uma tendência de crescimento do número de casos de coronavírus em todo país, observa. “Aqui em São Sebastião do Paraíso não é diferente e também estamos diante desta realidade”, relata. Já o infectologista José Carlos Costa Júnior, demonstrou preocupação em relação as festas de fim de ano. “É um momento de reencontro entre as famílias para confraternização, temos de manter todos os cuidados para não termos o aumento do número de casos e hospitalizações”, destaca.

Ambos os médicos reforçam para a necessidade do cumprimento dos protocolos de distanciamento e higienização. “A doença tem aparecido de forma mais grave, por isso a nossa orientação para que não haja relaxamento, mas que se evitem as aglomerações, mantenham o distanciamento e que as pessoas tomem todos os cuidados e preocupações”, diz Frederico. “A pandemia não acabou, o vírus está circulando e aguardamos para breve a chegada da vacina. Se cada um fizer sua parte conseguiremos evitar o aumento do número de casos”, finaliza.