VOLTA ÀS AULAS

Estado faz consulta pública para volta às aulas em 2021

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 18-12-2020 10:45 | 340
Na expectativa da chegada da vacina, escolas debatem e preparam volta às aulas presenciais no próximo ano
Na expectativa da chegada da vacina, escolas debatem e preparam volta às aulas presenciais no próximo ano Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início na sexta-feira,18, a consulta pública para construção das estratégias para o ano letivo de 2021. A iniciativa tem por objetivo ouvir a comunidade escolar e colher contribuições para a construção do modelo pedagógico a ser desenvolvido na rede pública estadual de ensino no próximo ano. Formulário eletrônico já pode ser acessado e ficará disponível até 15 de janeiro de 2021 a partir do endereço eletrônico da secretaria na internet.

A consulta pública está aberta para contribuições de pais, alunos, professores, gestores e a toda a comunidade escolar sobre possíveis estratégias que poderão ser adotadas na rede pública estadual de ensino para o desenvolvimento do ano letivo em 2021. A participação é feita por meio de formulário eletrônico que pode ser acessado no site da SEE/MG e, também, nas redes sociais. O endereço do site é www. educacao.mg.gov.br.

Em vídeo, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, convidou toda a comunidade escolar para participar e contribuir com ideias que possam ajudar na construção do modelo a ser adotado nas escolas. “Estamos lançando a nossa consulta pública que busca reunir sugestões para o nosso planejamento pedagógico do próximo ano. Essa será uma nova fase de todo esforço que vem sendo realizado por essa rede, diante dos desafios causados pela pandemia”, disse.

Quem não tem acesso à internet e quiser participar, pode procurar a escola estadual mais próxima da residência para fazer uso do computador e participar da consulta pública, com a adoção de todas as estratégias de segurança orientadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.

Conforme informações da SEE/MG várias ações serão ampliadas no próximo ano. Um dos exemplos é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é ofertada na rede pública estadual de ensino está sendo remodelada.  Chamada de ‘EJA Novos Rumos’, a ação vai oferecer mais possibilidades aos estudantes. A previsão é de que cerca de 300 novas escolas além das que já ofertam hoje, e mais de 100 novas cidades vão passar a oferecer a modalidade.

A expectativa é de ofertar mais de 25 mil novas vagas, aproximadamente. Para somar às ações pedagógicas que serão implementadas na EJA, os estudantes dessa modalidade de ensino também terão prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão ofertados pela SEE/MG a partir de 2021.

Já o Ensino Médio de Tempo Integral, a partir de 2021, dando sequência à política de ampliação adotada na atual gestão, será ofertado em novas escolas, com o aumento no número de vagas e com a inclusão de municípios que ainda não tinham sido contemplados. Com a expansão, mais 119 escolas terão o EMTI, totalizando 393 unidades em 217 cidades localizadas em todas as regiões do estado. Desse total, 63 vão ofertar a modalidade de Ensino Médio de Tempo Integral Profissional. Serão quase 44 mil vagas oferecidas para 2021 no EMTI e EMTI Profissional.

A SEE/MG está reestruturando suas avaliações anuais. A previsão é que a cada trimestre, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio realizarão avaliações formativas, tendo como base as habilidades trabalhadas no período. Essas avaliações, juntamente com o acompanhamento da frequência escolar, darão origem ao “IDEB-MG”, indicador que será utilizado para reconhecer as escolas que estão desenvolvendo um bom trabalho.

PET’s
A secretaria informa ainda que o prazo para entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PET’s) se encerra em 14 de janeiro o próximo ano e que o ano letivo de 2020 deve se encerrar em 30 de janeiro de 2021. Já quanto a data do retorno das aulas deverá ocorrer após os 30 dias de férias, com início das aulas em 4 de março, ainda em atividade remota. Há um esforço conjunto sendo elaborado na tentativa de retomar as atividades presenciais com todo cuidado e com previsão de encerramento do ano letivo em 17 de dezembro de 2021. A previsão é que o calendário escolar, que está sendo construído em conjunto com as secretárias municipais de educação, deve ser finalizado nos próximos dias, com todas as datas.