ONDA AMARELA

Apesar de “Onda Vermelha” pelo Minas Consciente, Prefeitura decide manter Paraíso na “Onda Amarela”

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 28-12-2020 13:10 | 751
Foto de Divulgação

São Sebastião do Paraíso é um dos municípios que se enquadrou na Onda Vermelha pelo Programa Minas Consciente, entretanto, em nota oficial publicada pela Prefeitura, a Administração Municipal destacou que apesar de ter sido enquadrado nesta etapa do Programa, Paraíso permanecerá na Onda Amarela até nova análise dos números.

De acordo com a nota, “apesar da região Sudoeste ter regrido para Onda Vermelha no dia 26 de dezembro, conforme protocolo do Programa Minas Consciente, o Município de São Sebastião do Paraíso continuará na Onda Amarela até nova análise dos números locais da Covid-19. No entanto, o momento requer atenção redobrada, sobretudo ao tocante às festividades de fim de ano”, informa.

De acordo com os números, entre os dias 23 e 26 de dezembro, foram notificados no município 57 novos casos da doença, além de um novo óbito. Ainda, analisando os números, percebeu-se um aumento considerável em relação aos números de isolamentos domiciliar, passando de 45 para 85, segundo último balanço publicado pela Prefeitura.  

O Programa Minas Consciente são protocolos adotados pelo Governo do Estado, divido em três etapas, que determinam as medidas de segurança que devem ser seguidas pelos municípios. Na Onda Vermelha, as atividades comerciais ficam restringidas, podendo abrir somente comércios essenciais, como supermercados e farmácias.

Na Onda Amarela, é flexibilizada as atividades comerciais, seguindo as medidas de segurança, como uso obrigatório de marcaras e distanciamento de 2 metros nos estabelecimentos, além de limitação de público em 30% da capacidade do local. Já na Onda Verde, é permitido eventos, cinemas, entre outras atividades culturais, como teatro e show com música ao vivo, consideradas como “alto risco de infecção”.