CURTAS DA EDIÇÃO 2470

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-12-2020 09:53 | 592
Foto de Reprodução

Fake News
O prefeito eleito Marcelo Morais e seu vice Daniel fizeram uma live no início de semana para desmentir alguns boatos que chegaram circular em pontos da cidade. Algumas pessoas estavam dizendo que assim que ambos assumirem a prefeitura decretariam o fechamento do comércio. A informação foi classificada como fake News e foi categoricamente desmentida. De acordo com Morais é preciso que as pessoas chequem as informações antes de repassá-las. Prometeu que os principais fatos da futura administração terão jeito próprio de ser anunciado.

Indefinido
Por questões de alguns detalhes a lista completa do novo secretariado ainda não foi divulgada. Nos últimos dias houve até reunião com representantes do setor da educação, de onde segundo informações pairavam dúvidas sobre o nome a ser escolhido. A expectativa é de que até no dia da posse os nomes sejam conhecidos, mas também não está descartada a possibilidade de que um ou outro nome seja anunciado com o barco andando, ou seja, com a administração trabalhando. São aguardadas algumas surpresas e novidades nestas divulgações.

Ação de graça
Já o prefeito Walker Américo e membros de sua equipe de governo tiveram na segunda-feira,28, na Matriz São Judas Tadeu a participação de uma missa de ação de graças. O objetivo foi agradecer pelos quatro anos da administração, bem como pelas obras realizadas e os desafios superados. Alguns funcionários participaram da celebração como Angélica Dizaró e Denis Menezes (Comunicação), Everaldo Barbosa (Cultura), além dos secretários Wandilson Aparecido Bícego (Saúde) e Marcelo São Julião (Assistência Social). A primeira dama Kely Oliveira acompanhou o prefeito.

Despedida
Em tom de despedida, Walkinho também esteve na segunda-feira,28, no programa Bom Dia Prefeito, na Rádio da Família. Foi o último bate-papo do gestor que semanalmente comparecia na emissora para falar das ações do governo municipal, onde também respondia a perguntas dos ouvintes e reclames da população sobre obras e os mais diversos assuntos relacionados a administração. Ele agradeceu a população pelo apoio, falou das dificuldades e das conquistas. Listou desafios como as dívidas herdadas, a falta de recursos e atrasos em repasses e por fim a pandemia que prejudicaram bastante as realizações de seu governo.

Fora do ar
Está se tornando cada vez mais comum, principalmente no período chuvoso o sistema de retransmissão de TV instalado em Paraíso, sair do ar. No começo do mês um acidente com a rede elétrica deixou os canais sem serem sintonizados por um bom tempo. Fora isso, basta uma chuva mais forte e os equipamentos são desligados automaticamente. Para serem religados muitas vezes é necessária a ação humana, o que muitas vezes demora. Como as torres e equipamentos ficam instalados em área fora do perímetro urbano, na serra da pedreira, sentido a Ribeirão Preto, a população mais simples que não tem parabólica ou TV por assinatura acaba sendo a mais prejudicada.

Digital
Neste ano até o momento nenhum novo canal foi instalado em sistema de transmissão HD. O último que aderiu ao novo formato foi a Canção Nova HD, isso em janeiro de 2019. Emissoras como a Band Triangulo, Record Minas e a Rede Vida ainda utilizam o sistema analógico e não há expectativa de que tão cedo vão investir na cidade para melhor atendimento de seus espectadores. Alguns canais nem mesmo o sinal analógico estão mantendo como é o caso da Rede TV. Quem possui residência em região privilegiada, na parte alta da cidade, com o direcionamento da antena para Franca (SP) consegue sintonizar outras opções em bom som e belas imagens.

Congada
Representantes de alguns ternos de congo se manifestaram através das redes sociais, sobre a tristeza da não realização da festa neste ano em São Sebastião do Paraíso. Em quase 200 anos de histórias e tradições esta foi a primeira vez que o evento deixou de acontecer, justificada pelas cautelas relacionadas ao período vivido de pandemia. Se a intenção era evitar aglomerações e manter a saúde da população o objetivo foi alcançado. Apesar das lamentações a decisão acabou sendo bem aceita. A expectativa e esperanças se voltam para 2.021 quando se aguarda que já exista vacina para todos e que a festa da Congada volte com mais força sendo o marco tradicional do fim de ano na cidade.

Sem obras
O ano de 2020 termina sem que nenhuma obra de expressão tenha sido realizada pela Concessionária AB Nascentes das Gerais em São Sebastião do Paraíso nos últimos quatro anos. Também foi assim na administração anterior. Neste período de oito anos a principal promessa era a construção da interligação entre a MG-050 e a BR-491, com duplicação do trecho até as proximidades do Terminal Rodoviário Ângelo Scavazza. Em contrapartida, cidades vizinhas como Itaú de Minas e Passos tiveram a construção de viadutos de grande porte e outras obras expressivas. Novamente é Paraíso na contramão ou será que a história muda a partir da nova administração.

Bancos
Com a proximidade das festas de final de ano, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos informa o funcionamento dos bancos no período. O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será nesta quarta, 30 de dezembro. Já no dia 31 (quinta-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento. Importante ressaltar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Pagamentos
A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.